Especialistas explicam para que serve o mesentério, novo órgão humano
O ano já começou “dando” ao corpo humano um novo órgão. Mas você sabe para que, afinal, ele serve? Tiramos as dúvidas com especialistas
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores de uma universidade da Irlanda decidiram começar o ano mandando as enciclopédias ancestrais de medicina atualizarem seus índices: desde o último dia 4, o corpo humano tem 79 órgãos e não mais 78, como antes. A nova figura dos consultórios médicos é uma espécie de membrana, um “folheto”, como os especialistas dizem, na cavidade abdominal. Prazer, ele é o seu mesentério, e diz muito sobre a sua saúde.
Não que ele seja um novato. O mesentério já existia antes, só não tinha status de “órgão”. Tudo porque ninguém entendia muito bem como ou por que ele ficava ali, segundo explicou ao Metrópoles J. Calvin Coffey, professor de cirurgia da Universidade de Limerick e principal responsável pelo artigo que reclassificou a estrutura.
“Sua forma correta era desconhecida. Achávamos que existiam vários mesentérios, o que fazia seu entendimento muito difícil. Agora, por causa do seu conhecimento anatômico, sabemos que é uma estrutura contínua e que todos esses ‘mesentérios’ são unidos em uma forma não usual e linda, e ocupa uma área enorme”, explicou o pesquisador.
A notícia que mexeu com a medicina foi publicada na revista científica Lancet, uma das mais respeitadas no meio acadêmico. Dito isto, é melhor começar a olhar com mais cuidado para o seu mesentério. A pedido da nossa reportagem, Calvin Coffey e Carlos Sobrado, professor da Faculdade de Medicina da USP e ex-presidente da Sociedade Brasileira Coloproctologia, explicaram melhor o que é esse tal novo órgão.