metropoles.com

Especialistas ensinam como integrar o uso do repelente à rotina de cuidados de beleza

Segundo dermatologistas, produto deve ser última coisa a ser aplicada na pele, 15 minutos depois do hidratante ou filtro solar. Intervalo de reaplicação requer atenção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Ramos/Metrópoles
Repelente
1 de 1 Repelente - Foto: Gabriel Ramos/Metrópoles

Há pouco tempo, a rotina de cuidados e beleza com a pele do rosto e corpo ganhou um novo elemento. Ao sabonete, esfoliante, hidratante, sérum e filtro solar, somou-se o repelente. Em tempos de Zika vírus, tão ou mais importante do que todos os anteriores. Com a rotina nova, no entanto, novas dúvidas aparecem: pode passar no rosto? Mancha? Piora a acne? Resseca a pele?

Para acabar com as dúvidas, Metrópoles ouviu alguns especialistas. Resumindo: passar no rosto é fundamental, não piora a acne, o ressecamento existe, mas pode ser evitado e não, não existem receitas caseiras e naturebas que tenham eficácia comprovada contra o Aedes aegypti.

1. Qual a ordem de produtos? Basicamente, o repelente deve ser a última coisa da rotina de cuidados. No corpo, vem depois do hidratante. No rosto, depois de todos os outros produtos. “Ele é a última coisa a ser aplicada e, para que não tenha sua eficácia comprometida por interagir com outros produtos e nem comprometer a eficácia dos outros, deve ser aplicado só 15 minutos depois deles. Assim, dá tempo de eles secarem na pele antes da camada de repelente”, explica a dermatologista Joana Costa.

2. Como evitar a pele seca? A sensação de ressecamento na pele também é comum. E faz sentido. “Alguns repelentes são alcoólicos e, por isso, ressecam”, esclarece Erasmo Tokarski, também dermatologista. Mas o problema pode ser evitado facilmente com uma camada de hidratante antes da aplicação.

iStock
3. Tem algum produto sem odor? O cheiro forte é reclamação comum do produto. A má notícia é que, quanto a isso, a única coisa a se fazer é aturar. Segundo Joana Costa, alguns repelentes têm aroma na formulação, o que ameniza o cheiro ruim característico, mas também pode acabar atraindo o mosquito.

4. Pode passar no rosto? Não existe contraindicação para nenhum tipo de pele. O repelente não mancha e nem piora a acne. Pelo contrário. “Como ele tem tendência a ressecar, vai bem em pele oleosa”, diz Erasmo Tokarski. A exceção fica para quem faz tratamentos com ácidos. Se for usar o ácido no período da noite, por exemplo, o repelente entra só pela manhã. Outro cuidado é não espirrar o produto direto no rosto. “O ideal borrifar na mão e espalhar no rosto com cuidado”, orienta Joana Costa.

5. Quantas vezes por dia tem que aplicar? A reaplicação, no entanto, deve obedecer à risca a recomendação do rótulo. “Algumas pessoas ficam assustadas e querem passar o produto toda hora. Não pode, porque ele tem uma toxidade. Alguns são seguros para serem reaplicados até três vezes ao dia, por exemplo. Isso está no rótulo e deve ser observado”, sublinha Joana Costa.

Crianças e grávidas
Os especialistas dizem que, em geral, repelentes são seguros. Mas algumas pessoas devem procurar orientação de um médico antes de escolher o produto. Pacientes muito alérgicos, por exemplo, se consultar antes de acrescentar o repelente na rotina. Grávidas e crianças também têm produtos específicos que são seguros para elas e outros a evitar a qualquer custo.

  • Crianças menores de seis meses não devem usar nenhum repelente químico
  • Entre seis meses e 2 anos, o ideal são os repentes à base de IR 35/35
  • Para crianças e adultos, os feitos com icaridina são os mais seguros contra o Aedes e podem ser usados também pelas gestantes.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?