metropoles.com

Especialistas contam formas simples para dar um “up” na imunidade

Beber mais água, implementar certos alimentos e dormir com qualidade são algumas dicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
WhatsApp Image 2018-10-24 at 16.29.53
1 de 1 WhatsApp Image 2018-10-24 at 16.29.53 - Foto: iStock

Foi dada a largada para mais uma época de clima “maluco” em Brasília. Com dias que começam frios, ficam quentes e terminam em tempestades, é difícil acompanhar e deixar a saúde em dia. Mas, adotando hábitos simples, é possível reforçar a imunidade e se prevenir de gripes e resfriados.

“Quando o sistema imunológico não vai bem, nada vai bem”, explica Paola Santos, médica da Aliança Instituto de Oncologia. Existem outros dois fatores também capazes de influenciar na susceptibilidade de doenças: as emoções e a mudança de clima. Segundo Paola, o estresse e sentimentos ruins, como tristeza, quebram o sistema imunológico.

Além disso, a alimentação e a prática de atividade física também desempenham um papel no bem-estar. Confira as dicas de Paola e da gerente de nutrição no Mundo Verde, Flávia Morais, para dar um “up” no sistema imunológico:

Alimentação

 

“Cuidar da alimentação, beber mais água e usar suplementos alimentares pode ajudar a melhorar a resposta do sistema imunológico”, indica Flávia. Ela recomenda adicionar na dieta laranja, limão caju, goiaba ou morango pelo alto nível de vitamina C.

Alimentos antioxidantes, como couve, cenoura, tomate e chá verde também são bem-vindos. Para a gerente de nutrição, outros ingredientes que não podem faltar no dia a dia são: mel e própolis, pois possuem ação antisséptica, e gengibre para ajudar a diminuir inflamações.

“Às vezes podemos até estar ingerindo uma comida saudável, mas isso não quer dizer que estamos fazendo a refeição de forma positiva. Precisamos comer com calma, sentar e mastigar bem, tudo isso influencia”, fala.

Shots

 

Já provou um shot saudável? A moda começou em 2017 e é uma forma de garantir o consumo de ingredientes saudáveis de uma vez só. “Eles são muito legais, porque são cheios de vitaminas e minerais que você não adquiriria em uma salada, por exemplo. É uma facilidade na correria da rotina”, diz Paola. Flávia recomenda o shot com limão, própolis e cúrcuma.

Sono

 

Dormir bem não é positivo só para a saúde mental, mas fundamental também para a física e para o sistema imunológico. “Um sono bem consolidado e regular é muito importante. Dormir por muitas horas não é sinal de qualidade”, avisa Paola.

A médica ainda chama atenção para o mau hábito de adormecer usando o celular. “Nosso cérebro não vê aquilo como a gente se preparando para dormir. Um sono assim não vai ser reparador, precisamos de um ambiente arejado, escuro e bem arrumado”, recomenda.

Corpo e mente

 

As duas especialistas reforçam a necessidade da prática de exercícios físicos para um sistema imunológico forte. “Traz qualidade de vida, ajuda a liberar hormônios e mantém o corpo saudável”, comenta Paola.

Além do corpo, é preciso cuidar da mente. A médica indica estar ciente das emoções e não deixar pequenas chateações do dia se tornarem grandes sentimentos de raiva ou tristeza. “Precisamos relaxar mais para o estresse não tomar conta”, diz.

Com o corpo e a mente sob controle, as vitaminas D e B e probióticos também podem ser bons extras nos cuidados com o sistema imunológico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?