metropoles.com

Entenda por que Lucas Penteado, do BBB21, tem falhas no cabelo

Dermatologista explica que o participante do reality sofre de alopecia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo/Divulgação
lucas penteado
1 de 1 lucas penteado - Foto: TV Globo/Divulgação

Com pouco mais de uma semana de programa, o ator Lucas Penteado está no centro de várias questões no BBB21. Entre discussões acaloradas e “cancelamentos”, o brother também tem chamado atenção pelas falhas que apresenta no cabelo, revelando partes do couro cabeludo.

De acordo com o dermatologista Daniel Coimbra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em entrevista à Marie Claire, Lucas sofre de alopecia, uma diminuição dos folículos pilosos no couro cabeludo ou em outras partes do corpo, como na barba, e que pode se apresentar em dois diferentes tipos.

A alopecia androgenética, também chamada de calvície, é relacionada a fatores hormonais e genéticos. Relativamente frequente na população, a doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios fiquem progressivamente mais finos.

Já a alopecia areata é um quadro inflamatório relacionado a fatores imunológicos e ao estresse. Os fios começam a cair, resultando, em casos mais frequentes, em falhas circulares sem pelos ou cabelos. O problema pode ser desencadeado ou agravado por fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos, de acordo com a SBD.

Segundo o especialista, é necessária uma avaliação em consultório para diagnosticar o tipo de alopecia que o ator enfrenta.

3 imagens
E mostrou tudo em uma live na madrugada desta sexta (1°/10)
Ele é um dos brothers mais falados no Twitter
1 de 3

Lucas Penteado, do Camarote

2 de 3

E mostrou tudo em uma live na madrugada desta sexta (1°/10)

Divulgação
3 de 3

Ele é um dos brothers mais falados no Twitter

TV Globo/Reprodução
Prevenção, sintomas e tratamento

Alopécia androgenética: o quadro é uma doença genética, que acomete tanto homens quanto mulheres. Contudo, alguns fatores podem agravar o problema, como a menopausa e o uso de suplementação de hormônios masculinos.

A queixa mais frequente dos pacientes é o afinamento dos fios, e o tratamento consiste no uso de estimulantes do crescimento dos fios como o minoxidil e de bloqueadores hormonais. O objetivo do tratamento é estacionar o processo e recuperar parte da perda.

Alopécia areata: as causas do problema ainda são desconhecidas. No entanto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda algumas dicas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes: desde buscar informação sobre o quadro; recorrer para o uso da maquiagem para minimizar a aparência da perda de cabelo; reduzir o estresse; e procurar grupos de apoio.

Esse tipo não possui nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelos, em áreas arredondadas, únicas ou múltiplas. Para minimizar o problema, o tratamento consiste no uso de medicamentos tópicos e até corticóides injetáveis, que podem ser usados em áreas delimitadas do couro cabeludo e do corpo.

Ao contrário do primeiro tipo, o cabelo de pacientes com alopecia areata pode voltar a crescer normalmente, porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação. Entretanto, novos surtos podem ocorrer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?