Entenda como o excesso de exercícios pode arruinar seus objetivos na academia
Especialista explica as consequências do overtraining e as formas de prevenir e tratar o problema relacionado ao excesso de exercícios
atualizado
Compartilhar notícia
A prática de atividade física é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida. No entanto, apesar de todos os benefícios que ela pode oferecer à saúde, é importante tomar alguns cuidados para não acabar provocando o overtraining.
A expressão é utilizada para descrever a prática excessiva de exercícios físicos, sem descanso adequado. Segundo o personal trainer José Corbini, do aplicativo de saúde integrativa Personal Virtual, “esse processo é caracterizado pela diminuição de rendimento nos treinos, mas também pode causar sintomas físicos, cognitivos, fisiológicos e até mesmo psicológicos”.
Assim, além de lesões, o indivíduo pode apresentar perda do seu condicionamento físico, fadiga crônica e aumento de frequência cardíaca em repouso.
“Ou seja, a pessoa exagera no treino por acreditar que será melhor para alcançar seus objetivos, mas, na verdade, pode estar atrasando seu progresso, já que as consequências podem até mesmo afastá-la dos treinos por um período, dependendo da gravidade das lesões, por exemplo”, alerta a profissional.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.