É possível emagrecer rápido comendo doce? Veja cinco mitos e verdades
Especialista analisa condutas para diminuir a vontade de comer alimentos ricos em açúcar
atualizado
Compartilhar notícia
Emagrecer rápido é o sonho de muitas pessoas que estão acima do peso. No entanto, estratégias mirabolantes e milagrosas, que prometem resultados incríveis em poucos dias, costumam ser perigosas. Algumas até funcionam por um período, mas, no final, terminam em efeito sanfona: a pessoa perde peso rápido e engorda logo em seguida. Isso acontece porque essas dietas, geralmente, são muito agressivas e pouco sustentáveis. Sem falar dos riscos que elas podem ocasionar para a saúde.
No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população está acima do peso. Porém, após a pandemia de Covid-19 obrigar as pessoas a passarem mais tempo dentro de casa e longe de atividades do dia a dia, a tendência é que esse número tenha aumentado ainda mais. E um dos grandes responsáveis pelo ganho de peso excessivo é o consumo desenfreado de doces, que também pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes.
“Em primeiro lugar, para controlar o desejo de comer doces, o ideal é ter um hábito alimentar equilibrado, variado e, preferencialmente, o mais natural possível. Composto por refeições como um bom café da manhã, um almoço adequado, um jantar e, eventualmente, lanches que não tenham doces com açúcar adicionado”, conta a médica Marcella Garcez, nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Continue lendo no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.