Dia Internacional da Ioga: adicione elementos da prática à sua rotina
Mesmo que seu dia a dia esteja corrido, é possível harmonizar a mente e o corpo com estas cinco dicas
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (21/6), o mundo celebra o Dia Internacional da Ioga. A prática milenar, que busca a integração do corpo e da mente, tem se tornado cada vez mais popular por oferecer também relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo.
Em Brasília, a Embaixada da Índia vai celebrar a data com uma grande sessão de ioga na área externa do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 8h.Se você não puder comparecer, não tem problema. O Metrópoles separou algumas dicas para quem deseja incluir elementos da prática no dia a dia. Confira:
1. Planejamento
Se você sabe que terá um dia cheio, acorde uns 10 ou 15 minutos mais cedo para fazer uma rápida sequência de ioga.
2. Respire fundo
As coisas estão estressantes no trabalho ou em casa? Pare de reagir e respire fundo. A prática ajuda a relaxar o corpo, oxigena o cérebro, diminui os batimentos cardíacos e acalma o sistema nervoso.
3. Seja consciente
Esta dica serve para qualquer lugar e para grande parte das atividades do nosso dia a dia. Não importa se você está lavando a louça ou limpando a casa, desempenhe de forma devagar e consciente, presente no momento e atento a todas as sensações.
4. Leitura e podcasts
Novamente, ideal para quem tem um dia cheio. Está esperando por uma consulta? Leve um livro como o Hatha-Yoga-Pradīpikā, publicação escrita por Svamin Svatmarama que aborda os preceitos da “ioga vigorosa”! Está preso no trânsito? Escute um podcast sobre o assunto e relaxe.
5. Pense positivo!
Talvez a dica mais difícil de colocar em prática. Com o número de obrigações e exigências com as quais temos de lidar hoje em dia, é natural focarmos naquilo que não está dando certo, mas se desafie a focar no positivo. Uma recomendação é começar a refletir diariamente sobre as coisas pelas quais você é grato.