Dia do Irmão: veja cinco exercícios para praticar juntos
Motivação e apoio moral, referência na evolução dos resultados e aproximação afetiva são alguns dos benefícios de treinar com companhia
atualizado
Compartilhar notícia
Entre brigas e afetos, o irmão é um parceiro para a vida toda. Nos momentos difíceis ou felizes, ele também pode ser uma companhia valiosa na hora de buscar a boa forma. Neste Dia do Irmão, um excelente jeito de comemorar é fazer o convite para realizar uma série de exercícios juntos.
O personal trainer Rubens Dias lista alguns dos benefícios de praticar exercícios em companhia: motivação e apoio moral, referência na evolução dos resultados, aproximação afetiva, mais variedade de movimentos e uma competição saudável entre os parceiros de treino. “Além da questão do compromisso com o irmão e respeito aos horários e programação dos encontros”, explica.
Confira, abaixo, cinco exercícios que ele e o personal trainer Denis Gonçalves recomendam para praticar com o irmão:
Flexão de braço declinada com agachamento
Nesse exercício, um dos participantes fica deitado, apoiado nos cotovelos, enquanto o outro segura os seus tornozelos. Quem está de pé realiza agachamentos, enquanto quem está apoiado no chão trabalha a força e resistência.
É importante lembrar que o agachamento é feito com as pernas em paralelo com as linhas dos ombros, pés para frente e a descida com o quadril para trás e costas retas. “Esse é um dos exercícios mais complexos. A ênfase dele é o quadriceps, a parte inferior da coxa, mas também trabalha grandes grupos musculares”, explica Denis Gonçalves.
Corrida de tração
Já nesse exercício, é preciso uma faixa elástica. Um dos participantes tem a faixa apoiada no quadril enquanto o outro segura as duas extremidades na posição de agachamento, com os pés levemente separados e o quadril para trás. Quem está dentro da faixa precisa correr enquanto o outro tenta segurar firmemente e criar resistência.
Vários abdominais
https://www.instagram.com/p/Bk5PQCNhQtS/?utm_source=ig_web_options_share_sheet
Existem diversas formas de praticar abdominais com o irmão. Uma delas é com a bola de exercícios físicos. Ela passa de um participante a outro de acordo com o abdominal realizado por cada um. Cada vez que um se ergue, o objeto é passado para o outro.
Outra forma é o abdominal supra, com ênfase nas pernas. Nele, um dos participantes fica deitado e deve erguer as pernas. O outro, posicionado acima da cabeça de quem está deitado, segura os tornozelos por alguns segundos no ar e os solta depois.
“O abdominal trabalha a musculatura transversa no abdômen, que vai auxilar a pessoa a manter uma boa postura e fortalecer toda musculatura da região”, explica Denis.
Tríceps na ponte
O exercício trabalha os tríceps de quem está apoiado no joelho do participante deitado, que precisa da força do quadril e coxas para apoiar quem se agacha. Outra forma de realizar o movimento é quem está deitado permanecer na posição de ponte, com as costas retas e os cotovelos apoiados no chão.
Esse exercício é similar ao tríceps mergulho ou o realizado em banco, mas o apoio é o parceiro. Denis Gonçalves detalha que, para quem exercita os tríceps, é importante notar se os braços estão na linha do corpo, as pernas flexionadas e o quadril deve descer até o máximo. “Para intensificar, [o participante] pode agachar com as pernas estendidas”, aconselha Denis.
Leg press
O leg press já é um exercício bem conhecido dentro da academia, mas geralmente os pesos são usados por meio de máquinas. Já nesse, o outro participante funciona como a resistência do movimento. Cabe a quem está deitado usar as forças das pernas para levantá-lo.