metropoles.com

Detox digital. Vício em tecnologia pode causar doenças. Previna-se

Selecionamos pesquisas que vão ajudar você a deixar seu telefone de lado, desligar o computador e curtir todos os benefícios de um jejum tecnológico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Harpers Bazaar/Instagram/Reprodução
1 de 1 - Foto: Harpers Bazaar/Instagram/Reprodução

Você já deve ter visto estudos intermináveis sobre como nossos vícios digitais nos prejudicam, mas talvez nenhum deles tenha sido tão radical quanto o de Kate Unsworth, fundadora da Vinaya. A organização, que possui neurocientistas, psicólogos e filósofos, conduz experimentos para determinar exatamente como estamos sendo transformados pela tecnologia moderna.

Em 2015, Kate levou 35 CEOs e empresários para o deserto marroquino e os fez deixar a tecnologia de lado. Entre eles estavam cinco neurocientistas disfarçados para observar o comportamento deles após o abandono dos smartphones e outras bugigangas digitais. Os cientistas descobriram que, depois de alguns dias, todos eles conseguiram desenvolver uma melhor postura, ter aumento da memória, conversas mais longas e melhores e sono mais eficiente.

Pensando nisso aqui vai uma lista de pesquisas que vão ajudar você a deixar seu telefone de lado, desligar o computador e curtir todos os benefícios físicos, mentais e sociais de um detox digital.


 

UM DETOX DIGITAL FAZ BEM PARA O SEU CORPO

De acordo com o dramático James Levine, autor do livro Get Up! Why Your Chair Is Killing You and What You Can Do About It, ficar sem se mover por longos períodos é a mesma coisa que “preparar seu corpo para a morte”. James, que se uniu a outros cientistas, apresentou para o Washington Post os efeitos negativos que uma pessoa pode ter no futuro se passar boa parte do dia sentada.

Além de doenças cardíacas, degeneração do músculo e má circulação das pernas outras doenças associadas são o câncer de mama e de cólon, hipertensão arterial, diabetes e diminuição da função cognitiva.

DICA 

Levante-se para beber água a cada 60 minutos. Ao mesmo tempo que você caminha até o bebedouro para se hidratar, isso faz com que você dê alguns passos até o banheiro com frequência. Também é válido utilizar sua hora de almoço para uma pequena caminhada e se alongar nas horas vagas.


 

UM DETOX DIGITAL FAZ BEM PARA SEU LADO PSICOLÓGICO

Apesar das redes sociais nos conectarem mais do que nunca, uma pesquisa da Sociedade de Psicologia Americana descobriu que o uso excessivo de internet pode reduzir a comunicação familiar, colaborar para o declínio social e aumentar níveis de depressão e solidão.

Além disso, vários estudos têm mostrado que o uso frequente de mídia social aumenta sentimentos de inadequação e inveja. Um dos editores do site The Zoe Report parou de usar as redes sociais durante alguns meses e se sentiu infinitamente melhor como resultado

DICA

O check-in começa com você mesmo. Se olhar para redes sociais faz de você uma pessoa inquieta, respeite isso e dê um unfollow naquilo que é desnecessário. Tente não dar atenção para o seu celular e todos apps de redes sociais por algumas horas a cada semana. Pense o seguinte: se você não suporta ficar sem um copo de vinho durante uma hora a cada semana, isso é um problema, não é? Pense em seu telefone da mesma forma e tente praticar uma restrição.


 

UM DETOX DIGITAL FAZ BEM PARA O SEU CÉREBRO

Nicholas Carr, autor do livro “A Geração Superficial – O que a Internet Está Fazendo com Nossos Cérebros”, diz que a internet está nos tornando “pensadores dispersos e superficiais”. Na obra, ele afirma que a estrutura da informação e das multitarefas estão arruinando a nossa capacidade de concentração, causando uma deterioração da “riqueza de nossos pensamentos”, bem como de nossas memórias. Por acaso você já notou quantas abas do seu computador estão abertas agora?

DICA

Um guia da revista Time listou quais aspectos do mundo digital estão ajudando e quais estão atrapalhando sua saúde. Na matéria, aparecem outros estudos como o de Glenn Wilson, psiquiatra da King’s College da Universidade de Londres.

O cientista monitorou empregados ao longo de um dia de trabalho e descobriu que aqueles que dividiram sua atenção entre e-mails e outras tarefas experimentaram um declínio de 10 pontos no QI. A diminuição da capacidade intelectual dos participantes foi tão significativa que pode ser comparada a uma noite inteira de sono perdida e como se tivessem fumado maconha. Então, já sabe, centralize seu trabalho e foque no que for realmente necessário.


 

UM DETOX DIGITAL FAZ BEM PARA SEU CICLO DE SONO

Pesquisa realizada pela National Sleep Foundation  descobriu que 9 em cada 10 adultos ficam conectados nas telas de computadores e smartphones antes de dormir. Das pessoas estudadas, aqueles que interagiram com as telas (de iPhone e computador) foram mais perturbados em seus padrões de sono do que aqueles que passivamente assistem TV.

No entanto, também descobriu-se que assistir televisão antes de dormir aumenta sua frequência cardíaca, tornando mais difícil a hora de se deitar. De acordo com Sleep.Org, a luz azul emitida a partir de telas de telefone, computador e TV restringe a produção de melatonina.

DICA

Tente estipular um horário para desligar seu celular e siga isso à risca. Essa pequena mudança irá transformar sua saúde e, possivelmente, salvar sua vida. A privação do sono é constantemente associada à diabetes, depressão, ataque cardíaco, derrame e alguns tipos de câncer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?