Descubra produtos inusitados com aspartame, adoçante na mira da OMS
Alguns produtos menos óbvios também podem conter o ingrediente, a exemplo de enxaguantes bucais e suplementos de vitamina C
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos adoçantes mais utilizados do mundo, o aspartame poderá entrar na lista de substâncias cancerígenas em uma futura reclassificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Normalmente, esperamos encontrar a substância em alimentos industrializados e de baixa calorias, como gelatinas diet, sucos sugar free e refrigerantes light.
No entanto, alguns produtos menos óbvios também podem conter o ingrediente, a exemplo de enxaguantes bucais, remédios (como chás de paracetamol), balas, jujubas, xaropes para gripe e até alguns suplementos de vitamina C mastigáveis.
Dessa forma, ao encontrar alimentos ou produtos adoçados, o recomendado é checar a lista de ingredientes para assegurar que está livre desse tipo de adoçante.
Aspartame faz mal?
Inventado na década de 1960, o aspartame tem poder de adoçar 200 vezes superior ao açúcar. Porém, entrou na mira da OMS por ser potencialmente perigoso ao bem-estar.
Um estudo espanhol publicado em 16 de junho no International Journal of Cancer apontou que, entre diabéticos que usavam a substância, havia maior risco de câncer colorretal e de estômago.
Se você pretende banir da sua dieta, fique ligado ao rótulo de tudo que consome. Na dúvida, siga a regra do “descasque mais, desembale menos”.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica