De volta à academia? Conheça erros de iniciante que você deve evitar
Musculação é sinônimo de saúde, no entanto, alguns hábitos comuns podem prejudicar o desempenho
atualizado
Compartilhar notícia
Começar a fazer academia é um passo importante na vida das pessoas que querem fugir do sedentarismo. Já vimos por aqui que músculos fortes podem liberar mais de 600 substâncias benéficas para o organismo – entre elas serotonina e endorfina, também conhecidos como hormônios do prazer e do bem-estar.
Além disso, um bom percentual de massa magra é capaz de consumir mais calorias e acelerar o metabolismo do organismo. Função que promove a queima de gordura e, consequentemente, o emagrecimento.
Some todos esses benefícios à melhora da autoestima e da aparência estética. A musculação é uma excelente ferramenta para promover saúde e qualidade de vida. A fim de evitar erros bobos, que podem atrasar o desenvolvimento e a busca pelos objetivos, consultamos os treinadores Leandro Twin e Renato Cariani. Confira abaixo as dicas dos especialistas em musculação.
A pressa é inimiga da perfeição
Depois que se pega gosto pela musculação, é comum ter vontade de pular etapas, mesmo que inconscientemente. Se desafiar constantemente e tentar evoluir cargas e repetições é importante. Mas é preciso ter consciência do seu atual estágio e não exagerar nos pesos. Isso pode comprometer a execução, atrapalhar a contração muscular, frear o desenvolvimento e até mesmo causar lesões.
“Você controla a carga, não é ela quem te controla. Quando a carga está te controlando, você faz o exercício todo estabanado. Ou faz excessivamente rápido, com o objetivo de terminar logo”, conta Cariani. Para o especialista, boas séries precisam durar entre 30 e 50 segundos.
Veja todas as dicas no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.