metropoles.com

De Maraisa a Adele, pilates emagrece famosas e vira hit na quarentena

Modalidade cresceu 300% nos primeiros meses de isolamento. Saiba os motivos e veja um exercício para fazer em casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ana Fernandes
Aula de pilates
1 de 1 Aula de pilates - Foto: Ana Fernandes

O home office, a necessidade de malhar em casa e a procura por atividades que promovam bem-estar fizeram com que, nos últimos meses, uma atividade específica tenha ganhado atenção mundial: o pilates. Pesquisa recente da plataforma de bem-estar Weburn mostrou que a procura por vídeos da modalidade aumentou mais de 300% nos últimos meses.

Além dos fatores causados pelo isolamento social, outra “ajudinha extra” para uma adesão cada vez maior à modalidade foram as famosas que, publicamente, declaram amor ao exercício. De Maraisa, da dupla com Maiara, a Adele. Não faltam exemplos de celebridades que apostaram nele para perder peso, reduzir medidas e aperfeiçoar o tônus muscular.

4 imagens
E nunca viu tanta procura quanto agora
Ela acredita que o home office e o confinamento impactaram no aumento do interesse
A busca por aulas on-line e vídeos de pilates cresceu mais de 300%
1 de 4

Andressa é especialista na modalidade há 14 anos

Ana Fernandes
2 de 4

E nunca viu tanta procura quanto agora

Ana Fernandes
3 de 4

Ela acredita que o home office e o confinamento impactaram no aumento do interesse

Ana Fernandes
4 de 4

A busca por aulas on-line e vídeos de pilates cresceu mais de 300%

Ana Fernandes

“As pessoas saíram de postos de trabalho onde se movimentavam muito e passaram a exercer o ofício de casa, muitas vezes, em locais que não são próprios para passar oito horas do dia. O estresse doméstico, o ensino a distância e o confinamento também ajudaram nesse boom”, explica a fisioterapeuta Andressa Aguzzoli.

Para ela, essa má adequação laboral trouxe uma série de problemas, que vão de saúde mental abalada a dores nas costas. “Tenho 14 anos de experiência com pilates e nunca tinha trabalho tanto quanto agora”, recorda a especialista, uma das sócias do espaço Aaman, no Lago Sul, que tem a atividade entre os carros-chefes.

Na visão da profissional, a modalidade é completa, democrática e só tem vantagens a quem pratica. Além de poder ser realizada do adolescente ao idoso, traz inúmeros benefícios, inclusive, à boa forma. “Ela faz um trabalho corporal profundo. Saio das aulas pingando”, garante Andressa.

Dá-lhe suor!

No início do ano, o Metrópoles entrevistou a professora brasileira Camila Goodis. Ela atua nos Estados Unidos e ajudou a “secar” nomes como Sofia Vergara e, inclusive, a própria cantora Adele. “É uma técnica completa e complexa. Trabalho com pessoas na faixa de 90 anos, mas também consigo fazer os ‘novinhos’ suarem. O pilates power, uma das muitas ramificações do pilates tradicional, é uma versão turbinada, ideal para quem quer atingir definição corporal rapidamente”, afirma.

“Tenho clientes que já tinham um biotipo magro e conseguiram construir um tanquinho em poucas semanas”, assegura.

Engana-se quem acha que é necessário diversas “engenhocas” fitness para praticar. Com apenas um tapetinho e o peso do corpo, já dá para experimentar algumas posturas.

Faça em casa

Veja, no vídeo, um exercício proposto por Andressa Aguzzoli:

Respaldo médico

De acordo com a instrutora Sylmara Salviano, da academia 02 Fitness, o pilates só se consolidou porque, há anos, vem sendo respaldado por médicos, professores de educação física, fisioterapeutas e profissionais da saúde, que utilizam o método para tratar de câncer a fibromialgias.

A modalidade, ela lembra, foi criada justamente durante um período de isolamento social. Joseph Pilates a desenvolveu nos campos de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sylmara Salviano
Instrutora da O2 Fitness, Sylmara Salviano é fã da modalidade, que ajuda todo tipo de indivíduo

Um estudo recente e publicado no European Journal of Sport Science revelou que o pilates foi capaz de melhorar o equilíbrio e a estabilidade postural em idosas. “Esse achado é muito importante, pois as quedas são um dos principais motivos de internações hospitalares entre os idosos”, diz Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista no método. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrem alguma queda por ano.

“Diferentemente da musculação, o pilates trabalha nos três planos de movimento do corpo humano. Normalmente, a musculação trabalha um plano de cada vez. Nossas reações de equilíbrio e de endireitamento são baseadas nos três planos de movimento, sendo esse um enorme benefício do método”, complementou Walkíria.

Benefícios

A seguir, Sylmara Salviano conta os benefícios e resultados positivos observados em diferentes grupos:

  • Atletas: gera agilidade, resistência, força muscular e mobilidade, além de prevenção e recuperação de lesões;
  • Bailarinos: aumenta a flexibilidade e também ajuda a evitar lesões;
  • Crianças e adolescentes: reduz as dores do crescimento, por exemplo;
  • Gestantes: fortalece o assoalho pélvico, prepara o corpo para o parto, reduz edemas de braços e pernas, diminui dores lombares e aumenta o equilíbrio;
  • Idosos: reduz dores, aumenta o controle corporal, melhora a autonomia e protege as articulações;
  • Pacientes com câncer: recupera movimentos de áreas afetadas pela doença;
  • Parkinson: melhora a postura e convívio social, e também reduz ansiedade e depressão;
  • Fibromialgia: a técnica mostrou-se uma alternativa aos exercícios de relaxamento e alongamento para redução da dor causada pela enfermidade;
  • Dor lombar: ajuda no alinhamento da coluna e no fortalecimento da região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?