De dieta? 11 truques infalíveis para combater a fome emocional
Veja como dar adeus àquela vontade incontrolável de comer besteira após um dia estressante de trabalho ou briga com namorado
atualizado
Compartilhar notícia
O motivo pelo qual muitas dietas falham tem nome e sobrenome: fome emocional. Caracterizada pela comilança excessiva para aliviar estresse e amenizar sentimentos como solidão e tristeza, ela é a grande vilã de quem busca manter uma alimentação regrada. Afinal, nos dias atuais, é difícil não sentir-se frustrado ao menos uma vez ao dia.
Para combatê-la, o Metrópoles reuniu a psicóloga e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro Renata Bento e a nutricionista Débora Copelli Lima. As especialistas afirmam que o primeiro passo para dizer adeus à vontade de comer motivada pelas emoções é saber como identificá-la.
“A fome emocional é aquela que normalmente aparece em forma de desejo, principalmente por doces e guloseimas. É um ato impulsivo que geralmente causa culpa”, diz a nutricionista.
“Uma pessoa desnutrida emocionalmente pode recorrer a comida como uma forma de satisfação rápida. É uma espécie de compensação da desnutrição afetiva”, complementa a psicanalista, frisando que é importante conhecer os gatilhos que levam ao descontrole alimentar.
Em conjunto, as profissionais elaboraram 11 dicas infalíveis para pôr fim à condição. Os truques vão de realizar refeições em boa companhia a praticar exercícios físicos diariamente.
Confira: