Coronavírus: é seguro limpar a máscara de pano na máquina de lavar roupas?
Médica revela se estilo prático de lavagem é mesmo eficaz
atualizado
Compartilhar notícia
Ao invés de lavarem as máscaras de pano à mão, muitas pessoas têm optado por higienizar seus acessórios de proteção na máquina de lavar roupas, por uma questão de praticidade. Mas será que esse estilo conveniente de lavagem é realmente eficaz contra o coronavírus?
A médica especialista em patologia Natasha Slhessarenko, do Laboratório Exame, garante que sim, desde que realizado de maneira correta.
“É necessário fazer um ciclo completo (lavagem, enxágue e secagem) de pelo menos 30 minutos, com a temperatura da água a 60 graus”, orienta a profissional.
“Para uma lavagem mais eficaz, pode-se acrescentar água sanitária ou hipoclorito de sódio ao sabão em pó”, adiciona.
A médica também recomenda, após a higienização, passar o acessório com ferro em alta temperatura.
Maneira ideal
Apesar de afirmar que a máquina pode ser usada para higienizar as máscaras, Natasha frisa que a maneira mais segura de lavar os acessórios é à mão.
“Idealmente, a máscara deve ser lavada separada de outras roupas, na mão, com sabão em água corrente. Então, deve ser deixada de molho em uma mistura de 10ml de água sanitária para 500ml de água da torneira, por um período de 20 a 30 minutos”, alerta a especialista.
Feito isso, deve-se enxaguar bem para tirar toda a mistura desinfetante, torcer e passar.
A médica aproveita para lembrar que as máscaras não profissionais devem ser feitas de algodão, com duplo tecido, para serem consideradas seguras.