metropoles.com
Copa do mundo 2022

Copa do Mundo: experts revelam como evitar a ressaca após os jogos

O período do mundial causa um aumento expressivo no consumo de álcool. Saiba como fugir da ressaca caso você cometa excessos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrea Piacquadio/Pexels
Foto colorida de homem sentado na cama com dor de cabeça de ressaca
1 de 1 Foto colorida de homem sentado na cama com dor de cabeça de ressaca - Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Segundo uma pesquisa realizada pelo site de apostas Online.Net, 66% dos brasileiros acreditam que irão triplicar o consumo regular de álcool durante a Copa do Mundo. Além dos jogos, as festividades tradicionais de final de ano corroboram para esse aumento na ingestão da bebida. Desse modo, é preciso ter um pouco mais de atenção para não exagerar nos próximos dias e acabar sofrendo com a temida ressaca.

3 imagens
Mas, se você exagerar, vale lembrar de beber bastante água no dia seguinte
Os sintomas da ressaca costumam surgir de 6 a 8 horas depois da bebedeira
1 de 3

Beba com moderação

Witthaya Prasongsin, Getty Images
2 de 3

Mas, se você exagerar, vale lembrar de beber bastante água no dia seguinte

Getty Images
3 de 3

Os sintomas da ressaca costumam surgir de 6 a 8 horas depois da bebedeira

Andrea Piacquadio/Pexels

De acordo com o nutricionista da Science Play Pedro Perim, existem algumas estratégias simples que minimizam esse mal-estar. Uma delas, bastante conhecida, é alternar a bebida com água ou com algum tipo de opção sem álcool. Vale, também, variar com energético sem açúcar ou água tônica.

“Mantenha o máximo possível a ingestão de água para que não ocorra a desidratação, um dos principais efeitos do álcool no organismo”, recomenda o expert.

Se você esqueceu desse passo importante, mas não quer passar o dia seguinte “de porre” na cama, ele ressalta que é fundamental colocar sucos e alimentos ricos em vitaminas — como melão, melancia, laranja e uva — no radar. Não esqueça dos chás, bons aliados nesse momento.

Ressaca afeta corpo e mente

Segundo Patrícia Maira, clínica médica do Hospital Anchieta de Brasília, a ressaca pode ocorrer entre seis e oito horas depois da bebedeira, e durar até 24 horas após a ingestão.

“O álcool é um elemento tóxico que precisará ser processado pelo fígado. Existe uma certa quantidade para que seja metabolizado, mas, quando consumido em quantidades maiores, ocorre o acúmulo de substâncias tóxicas, provocando a ressaca”, alerta.

Dor de cabeça, nos olhos e no estômago; enjoo e mal-estar generalizado são alguns dos sintomas, além dos sinais de desidratação, falta de apetite, tremores, suor e sono em excesso.

Muitas pessoas acreditam que o medicamento é a melhor opção para uma cura rápida. Patrícia discorda. “Não é qualquer remédio que pode ser tomado, pois há fórmulas que causam o efeito reverso”, alerta. “O ideal é ficar em repouso, tomar muita água e ter uma alimentação leve”, orienta.

Por fim, ela diz para evitar o uso de anti-inflamatórios, medicamento capaz de irritar a mucosa do estômago e piorar os sintomas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?