Conheça o treino favorito das famosas para emagrecer
Celebridades como Rafa Kalimann, Danielle Winits, Sabrina Sato, Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli são adeptas do treino funcional
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo o Ministério da Saúde, a prática de atividades físicas é essencial para a manutenção de uma vida mais saudável, pois fortalece o sistema imunológico e combate doenças crônicas. Entre as diferentes modalidades disponíveis para quem deseja pôr em prática hábitos alinhados à saúde e ao bem-estar, está o treino funcional, um método cada vez mais procurado em academias e estúdios voltados a exercícios físicos.
Esse tipo de treino virou o queridinho de muitas mulheres, entre elas, celebridades como Rafa Kalimann, Danielle Winits, Sabrina Sato, Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli, que exibem looks com roupas fitness e compartilham um pouco dos exercícios praticados no funcional nas redes sociais.
Os motivos para a prática estar tão popular entre o público feminino são vários, incluindo benefícios à saúde física e mental. Diferentes pesquisas atrelam a modalidade ao emagrecimento, à perda de gordura localizada, ao fortalecimento muscular e à redução nos níveis de estresse.
Segundo um artigo científico publicado na Revista UniAndrade, o treino funcional foi uma metodologia bastante explorada na fisioterapia para reabilitar pacientes lesionados. No entanto, ao longo dos anos, a técnica migrou para o campo da educação física, com a proposta de oferecer mais condicionamento físico.
Em linhas gerais, o treino funcional é um método que utiliza diferentes exercícios que aperfeiçoam movimentos simples do dia a dia, como correr, agachar, sentar, pular e carregar objetos. Esse tipo de treino aumenta a força de diferentes cadeias musculares, enquanto garante equilíbrio e a estabilidade das articulações, evitando riscos de lesão.
A seguir, confira cinco benefícios da técnica:
Turbina o emagrecimento
A maioria das mulheres que iniciam uma nova atividade física pensa na redução de medidas e no emagrecimento. Um dos motivos que fazem com que o treino de funcional seja uma boa opção para o público feminino é justamente o auxílio que a modalidade oferece para quem deseja perder peso.
Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Human Sport and Exercise, esse tipo de treino ajuda no ganho de massa magra e na diminuição de gordura corporal. Durante o estudo, nove mulheres praticaram o funcional de alta intensidade, utilizando objetos como barras e halteres, durante 16 semanas. No final dos testes, todas apresentaram uma redução de aproximadamente 18% no percentual de gordura.
Eleva a força e a resistência muscular
Além de auxiliar no emagrecimento, o treino funcional também é vantajoso para quem busca aumentar a força e a resistência muscular. Conforme um estudo realizado pela Universidade de Guilan, publicado na Physical Activity, a modalidade pode ser tão potente quanto a musculação.
Combate a ansiedade e a depressão
A prática regular de atividades físicas é uma grande aliada da saúde mental, pois alivia o estresse e estimula o humor. Muitos profissionais da área da psicologia incentivam que seus pacientes se mantenham ativos para combater quadros de ansiedade e depressão.
Segundo um estudo realizado pela escola de educação física e esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP), coordenado pelo professor Carlos Ugrinowitsch, exercícios físicos como os do treino funcional podem ajudar a estimular a produção de substâncias que ajudam no combate dessas condições.
Ajuda na menopausa
Durante a menopausa, o corpo e as emoções das mulheres ficam à flor da pele devido à queda dos níveis de estrogênio. Uma das formas de aliviar esse incômodo é fazer atividades físicas, podendo ser indicado o treino funcional.
De acordo com um artigo publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, esse tipo de modalidade pode ser uma aliada no período de pós-menopausa. A pesquisa observou durante oito meses mulheres que treinavam três vezes por semana e constatou que houve uma redução na gordura corporal, o que tradicionalmente é difícil acontecer durante esse período da vida.
Melhora o equilíbrio
Outro ponto evidenciado em pesquisas é a relação da modalidade com o auxílio no ganho de equilíbrio. Segundo um estudo publicado na Revista Vento e Movimento, o treino dinâmico ajuda mulheres que buscam mais condicionamento físico e equilíbrio.
A pesquisa utilizou como objeto de estudo 30 mulheres fisicamente ativas, dos 20 aos 58 anos, e constatou que essa modalidade de exercício auxilia na melhora do equilíbrio e da propriocepção.