Como Kate Hudson, veja por que o sexo pode te ajudar a perder peso
Depois que a atriz de Hollywood descobriu que a atividade sexual contribui para o emagrecimento, ela garantiu que “não vai sair do quarto”
atualizado
Compartilhar notícia
Desde que descobriu o quanto o sexo pode ajudar a queimar calorias, a atriz Kate Hudson decidiu investir em uma “maratona” um tanto quanto diferente. A norte-americana de 42 anos revelou, em seu Instagram, que vai passar nada menos que uma hora e vinte minutos na cama com o namorado, Daniel Fujikawa, para alcançar a própria meta de emagrecimento.
“Se eu transar por uma hora e vinte [minutos] é igual a…”, declarou a atriz antes de se atrapalhar na conta com a pontuação que ganharia em um aplicativo para perder calorias. “Se alguém precisar de mim, eu estarei no meu quarto, digamos, por uma hora e vinte, se ele conseguir aguentar isso”.
Ver essa foto no Instagram
Embora pareça bom demais para ser verdade, o sexo é uma atividade física, e como todo exercício, também promove um gasto calórico — que é calculado da mesma forma que outras práticas esportivas.
As boas notícias não param por aí. O sexo oferece, além do prazer, alguns benefícios psicológicos, que incluem a melhora da saúde mental, na relação entre os parceiros e no humor; e os fisiológicos, como turbinar a imunidade. Quer mais vantagens? Ainda faz bem para o coração – neste caso, literalmente.
Em números
O tema já foi assunto em várias pesquisas científicas. Por exemplo, um estudo de 2013 realizado por pesquisadores da Universidade de Quebec, em Montreal, calculou que homens heterossexuais queimam, em média, 4 calorias por minuto durante o sexo, enquanto as mulheres queimam 3 calorias.
Isso significa que, em uma relação de 30 minutos de duração, o gasto calórico seria de 120 calorias para homens (equivalente a 1 bombom sonho de valsa) e 90 calorias para mulheres (equivalente a ¾ de 1 bombom sonho de valsa). No caso de uma sessão de uma hora e meia, como Hudson quer propor ao namorado, a perda é de nada menos que 360 calorias para os homens e 270 para as mulheres.
Porém, é importante ressaltar que, como em qualquer outra atividade física, a perda calórica depende da intensidade e da duração. No caso do sexo, aspectos como posição e o tipo de relação também fazem bastante diferença nessa equação. Quem está por cima, por exemplo, tende a alcançar um maior gasto calórico.
Contudo, apesar dos inúmeros benefícios, a atividade sexual funciona apenas um complemento para te ajudar a cumprir a meta de exercícios físicos diária. Segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para se romper a barreira do sedentarismo, as pessoas precisam gastar pelo menos 2.200 calorias por semana com atividades físicas. Considerando uma relação de 30 minutos, os homens precisariam ter em torno de 18 relações sexuais por semana e as mulheres, 24 relações.