Cinco segredos para uma efetiva perda de peso
Nutróloga ensina a eliminar de vez os quilos acumulados na quarentena
atualizado
Compartilhar notícia
Todo mundo sabe que diminuir o consumo de açúcar e praticar exercícios físicos são boas estratégias para emagrecer. No entanto, existem outros segredinhos que aceleram (e muito!) a perda de peso.
A nutróloga Marcella Garcez, professora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), ensina cinco deles. Confira!
Não elimine o carboidrato
Ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso abolir os carboidratos para reduzir medidas. “Os carboidratos são importantes para o funcionamento do organismo. Logo, sem eles, as funções vitais ficam prejudicadas, e o corpo tende a armazenar um estoque extra de gordura”, elucida a médica. Segundo ela, durante o processo de emagrecimento, o ideal é consumir carboidratos menos calóricos, como quinoa, cevada e aveia em flocos.
Coma devagar
A nutróloga explica que comer rápido e não mastigar o suficiente faz com que o estômago não tenha tempo de enviar sinais ao cérebro de que está satisfeito, o que nos induz a comer mais.
Aumente o consumo de proteínas e gorduras boas
De acordo com Marcella, as proteínas e gorduras de boa qualidade são necessárias para manter a massa magra, promover a saciedade e aumentar a absorção de nutrientes. “Por isso, o recomendado é apostar no consumo de proteínas vegetais, como feijões e ervilhas; ou carnes magras, como peru, frango e peixe. Já o consumo de carne vermelha deve ser reduzido para diminuir a ingestão de gorduras saturadas”, detalha.
Atente-se aos horários das refeições
Como estamos em casa, é comum que grande parte das pessoas passe o dia fazendo pequenos lanches. Prefira, entretanto, estabelecer um cronograma para as refeições. “Alimente-se apenas nos horários das refeições e preferencialmente à mesa. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue permanecem elevados, sobrecarregando o organismo e aumentando o armazenamento de gordura”, revela a médica. Ela diz, ainda, que é importante evitar refeições perto da hora de dormir, para não atrapalhar o sono — fundamental para o processo de emagrecimento.
Mantenha-se hidratado
Beber água, por si só, não emagrece. “Porém, o nosso corpo é composto por dois terços de água, que é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo, ajudando-o a executar reações metabólicas que promovem a perda de peso”, finaliza a especialista.