Cinco alimentos que vão te ajudar a dormir melhor
Um sono reparador também depende dos seus cuidados com o que coloca no prato e da hora em que vai dormir. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Se você não tem conseguido descansar bem ou tem bastante dificuldade em pegar no sono, saiba que, além do ritual antes de dormir – como reduzir as luzes e evitar aparelhos eletrônicos -, a alimentação pode ser um fator importante para ajudar, ou atrapalhar, seu descanso de beleza.
É o que explica a médica especialista em nutrologia Vanessa Vargas Ferreira. De acordo com a especialista, comer mal pode desestabilizar seu metabolismo e comprometer seu conforto na hora de dormir.
“Para ter noite de sono reparador, nosso organismo precisa receber os estímulos necessários para produzir serotonina, um neurotransmissor que, com ação de enzimas, se transforma em melatonina, um hormônio que permite que o nosso corpo relaxe. A alimentação adequada é uma excelente aliada deste processo”, elucida.
Na dieta
Para garantir o desejado “sono de beleza”, na hora de decidir o que vai colocar no prato, preste atenção especial aos alimentos ricos em triptofano, o aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro. Eles contribuem para o relaxamento do corpo, estimulando o repouso e melhorando a qualidade do sono.
Para quem costuma revirar a cabeça no travesseiro por um bom tempo antes de conseguir desligar a mente, a médica ensina cinco alimentos que podem te ajudar nesse processo:
- Chá de camomila
Um clássico quando é acalmar os nervos, a bebida é rica em apigenina, um antioxidante que ajuda a relaxar a mente e proporciona sensação de tranquilidade. - Leite
Rico em cálcio e triptofano, que ajuda a acalmar e relaxar. Quem nunca sentiu aquele “soninho” depois de um copo de leite à noite, não é? - Mel
Adicione um fiozinho de mel ao seu leite ou ao chá. Também é uma boa fonte de triptofano, o alimento participa na produção de serotonina e favorece um sono reparador, contribuindo para o relaxamento - Banana
Rica em potássio, o mineral ajuda no controle de ansiedade e é fundamental para uma boa noite de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcionando quase como um sedativo natural - Brócolis
Além de saboroso, o alimento é rico em magnésio, que ajuda no relaxamento muscular
De olho no relógio
É preciso cuidado, também, com relação à quantidade de alimentos ingeridos perto do horário de dormir.
“A última refeição do dia deve ser leve e realizada pelo menos duas horas antes de se deitar. Comer e ir dormir em seguida faz com que o organismo, ao contrário de relaxar, permaneça em estado de alerta, trabalhando na digestão e absorção dos nutrientes, o que dificulta o sono”, aconselha a médica.
Ela ainda alerta para o consumo de cafeína e álcool, para evitar especialmente os efeitos diuréticos, que vão te manter acordado à noite e interromper o seu sono.
“Suas escolhas alimentares fazem toda a diferença para a qualidade do seu sono – e para sua disposição, no dia seguinte”, garante Vanessa.