metropoles.com

Caso Deolane Bezerra: o que causa e como evitar o mau hálito

Participante da 14ª edição do reality show, a advogada está sendo acusada de ter “bafo”. Entenda o que causa essa condição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
foto-abre-deolane-procedimentos-esteticos-2022
1 de 1 foto-abre-deolane-procedimentos-esteticos-2022 - Foto: Reprodução

A presença de Deolane Bezerra em a Fazenda 2022 tem gerado bastante polêmica na web. Conhecida por ser uma pessoa “barraqueira”, a celebridade já possui uma rival no programa: a jornalista Deborah Albuquerque. As duas protagonizam discussões diárias na TV, e, nos últimos embates, Déborah chegou a dizer que a advogada tem “bafo”.

“[…] Só chamo de ‘bafuda’, que é um negócio infantil, até. Agora, ela me chamar de ‘vagabunda’ não condiz a mim. Eu sou uma mulher casada, decente, de boa, trabalho… O que eu falo dela condiz a ela mesma. Que eu a acho fraca, que ela realmente tem mau hálito — e ela tem, você sentiu, você sabe”, disse Deborah.

3 imagens
Médica defende que a condição deve ser devidamente investigada
A maioria dos casos pode ser tratada com reforço na higiene bucal, ou tratamento de condições na cavidade
1 de 3

Déborah e Deolane têm conflitos constantes na Fazenda, e a ruiva afirma que a advogada tem mau hálito

Reprodução
2 de 3

Médica defende que a condição deve ser devidamente investigada

Getty Images
3 de 3

A maioria dos casos pode ser tratada com reforço na higiene bucal, ou tratamento de condições na cavidade

PeopleImages, Getty Images

Não foi a única vez que a participante criticou a halitose de Deolane. Durante a conversa com Shay, Deborah voltou a citar, com veemência, o mau hálito da rival:

“A pessoa que tem mau hálito e fala colado aqui [pôs a mão próxima ao rosto], você sente o hálito dela, não tem opção”, criticou.

O que causa mau hálito?

É preciso levar em consideração que aquele mau hálito matinal nada tem a ver com a halitose. De acordo com a odontologista Ilana Marques, da clínica IGM Odontopediatria, aquele “bafinho da manhã” é normal e não deve causar preocupação.

“A halitose verdadeira pode ter dezenas de origens e está, na maior parte das vezes, ligada a fatores bucais. Ela pode ser causada pela placa bacteriana, a falta de uso do fio dental, pouca saliva, lesões de cáries e, principalmente, pela falta de escovação da língua”, revela.

escova de dentes
Uma boa escovação dos dentes e da língua pode ser suficiente para tratar o mau hálito

A profissional, no entanto, salienta que a condição pode ser um sinal de alerta para alterações do sistema respiratório, as quais merecem maior atenção: inflamações nas vias aéreas, sinusite, rinite, alteração de adenoide e respiração pela boca, são um deles.

“A halitose ainda pode indicar para problemas gastrointestinais, como refluxo gastresofágico ou até mesmo diabetes”, salienta.

Tem tratamento?

Ilana explica que o primeiro passo é sempre buscar por um médico dentista, que pode indicar as possíveis causas odontológicas do mau hálito ou encaminhar para o profissional correto.

“Se a causa não for odontológica, com a devida orientação, o paciente vai ser indicado ao profissional de saúde específicos, como, por exemplo, o otorrinolaringologista. O importante é não ignorar o sintoma e ir em busca para tratar a causa”, indica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?