metropoles.com

Botox para emagrecer? Médica explica se método é seguro e eficaz

Países como a Turquia registraram surto de botulismo por botox gástrico, controverso procedimento para obesidade com toxina botulínica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anna Efetova/Getty Images
1 de 1 - Foto: Anna Efetova/Getty Images

Conforme o Metrópoles noticiou anteriormente, a Turquia e alguns países da Europa, como Alemanha e Suíça, registraram diversos casos de botulismo, doença bacteriana grave que causa visão turva, diarreia, náuseas e fala arrastada, na semana passada. Os pacientes infectados foram submetidos a um procedimento para perda de peso com toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, em hospitais turcos.

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) já contabilizou 67 casos, a maioria no país do Oriente Médio. Ainda não foi relatada nenhuma morte, mas quadros graves estão sendo tratados em unidades de terapia intensiva.

O site de uma clínica de estética turca descreve o tratamento para obesidade com a toxina, conhecido como botox gástrico, e o processo de recuperação dos pacientes. “O botox gástrico é um procedimento não cirúrgico que envolve a sedação do paciente. A toxina botulínica é aplicada via endoscopia no estômago, deixando os músculos do órgão paralisados. A ação faz com que a região leve mais tempo para esvaziar, prolongando a sensação de saciedade. O tratamento é feito em aproximadamente 30 minutos. Posteriormente, o paciente fica no hospital para observação por 2 horas e, então, pode voltar para casa”, diz a página on-line.

5 imagens
As aplicações são consideradas seguras para essas finalidades
A procura por toxina botulínica aumentou entre os adolescentes em 2020
O tratamento com botox é um dos mais procurados do mundo para rejuvenescer o rosto
O método devolve jovialidade à pele
1 de 5

A toxina botulínica A (TB A) foi aprovada há mais de 20 anos para o tratamento de rugas e sudorese excessiva

Pexels
2 de 5

As aplicações são consideradas seguras para essas finalidades

Getty Images
3 de 5

A procura por toxina botulínica aumentou entre os adolescentes em 2020

Peter Dazeley/Getty Images
4 de 5

O tratamento com botox é um dos mais procurados do mundo para rejuvenescer o rosto

Getty Images
5 de 5

O método devolve jovialidade à pele

Pexels

O botox gástrico foi descoberto em 2001 pela Universidade Católica de Roma, na Itália, por meio de testes em animais. A técnica chegou a ser publicada na revista Alimentary Pharmacology and Therapeutics. Porém, como a equipe do ECDC frisa, a toxina botulínica é composta por várias substâncias diferentes, sendo de difícil padronização, o que complica a identificação do que deu errado com o produto para provocar o surto.

Endocrinologista contraindica o botox gástrico

De acordo com a endocrinologista Daniela Gebrim, integrante do corpo clínico do Hospital Brasília, apesar de “estudos pequenos mencionarem a prática”, ela é contraindicada. “Atualmente , o que está validado pela literatura médica é o uso de medicamentos e a realização de cirurgia bariátrica para emagrecer. A toxina botulínica para essa finalidade não é recomendada”, afirma.

A médica frisa que o método pode trazer riscos à saúde e que, para reduzir medidas de maneira saudável, o mais indicado é mudar o estilo de vida, optando por alimentação balanceada e rotina ativa.

Botox
A toxina botulínica é amplamente usada no tratamento de marcas de expressão

A toxina botulínica é amplamente utilizada em todo o mundo para amenizar linhas finas e a sudorese excessiva. Também é aplicada em pessoas com enxaqueca, terapia aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda auxilia no tratamento de doenças oftalmológicas e em casos de bruxismo.

Saiba mais sobre os casos de botulismo associados ao botox gástrico neste link.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?