Blitz da saúde. Ação celebra o Dia Mundial de Combate à Obesidade
Blitz acontece sábado (10/10). no Parque da Cidade, e terá diversos serviços gratuitos, como medição da pressão arterial, massagens e alongamento funcional
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 6 em cada 10 brasileiros com 18 anos ou mais estão com excesso de peso, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE em agosto, com dados relativos a 2013. No sábado (10/10), véspera do Dia Mundial de Combate à Obesidade, o Parque da Cidade recebe um evento que pretende colocar o problema em foco.
A 4ª edição da Blitz da Obesidade é gratuita e está prevista para ocorrer das 8h30 às 11h, em frente à Administração do parque. A ação tem como objetivo orientar a população a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, bem como esclarecer quanto aos riscos desta doença, considerada uma pandemia e um dos principais problemas da saúde pública do mundo.
Os participantes receberão ajuda para calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC), poderão aferir a pressão arterial e fazer massagens. Às 9h, haverá aula de alongamento funcional. Além de mesa de frutas e sucos, serão servidos petiscos fitness preparados pela chef Luciana Souza, do Buffet Amor à Mesa. O evento tem o apoio dos Laboratórios Sabin, Oba Hortifruti e Corposição – Clínica do Corpo.
Organizado pela Clínica Corpometria – Clínica de Endocrinologia, Metabolismo e Obesidade, o evento contará com endocrinologista, médico do esporte, nutrólogo e professores de educação física.
De acordo com o endocrinologista Flávio Cadegiani, da Corpometria, a obesidade é uma doença crônica, inflamatória e grave. “É a patologia que mais causa doenças associadas no mundo, são mais de 400, a exemplo de vários problemas cardiovasculares. Além disso, predispõe a outras condições crônicas, como a asma, aumento na pressão arterial e o diabetes. E o pior de tudo é que de 10 pessoas obesas, apenas uma recebe o tratamento adequado ”, explica o médico.
Cadegiani diz ainda que muitas pessoas não procuram se tratar, pois têm medo do tratamento ou do preconceito dos conhecidos.