metropoles.com

Blitz da saúde. Ação celebra o Dia Mundial de Combate à Obesidade

Blitz acontece sábado (10/10). no Parque da Cidade, e terá diversos serviços gratuitos, como medição da pressão arterial, massagens e alongamento funcional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Getty Images
obesity
1 de 1 obesity - Foto: Foto: Getty Images

Cerca de 6 em cada 10 brasileiros com 18 anos ou mais estão com excesso de peso, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE em agosto, com dados relativos a 2013. No sábado (10/10), véspera do Dia Mundial de Combate à Obesidade, o Parque da Cidade recebe um evento que pretende colocar o problema em foco.

A 4ª edição da Blitz da Obesidade é gratuita e está prevista para ocorrer das 8h30 às 11h, em frente à Administração do parque. A ação tem como objetivo orientar a população a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, bem como esclarecer quanto aos riscos desta doença, considerada uma pandemia e um dos principais problemas da saúde pública do mundo.

Os participantes receberão ajuda para calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC), poderão aferir a pressão arterial e fazer massagens. Às 9h, haverá aula de alongamento funcional. Além de mesa de frutas e sucos, serão servidos petiscos fitness preparados pela chef Luciana Souza, do Buffet Amor à Mesa. O evento tem o apoio dos Laboratórios Sabin, Oba Hortifruti e Corposição – Clínica do Corpo.

Organizado pela Clínica Corpometria – Clínica de Endocrinologia, Metabolismo e Obesidade, o evento contará com endocrinologista, médico do esporte, nutrólogo e professores de educação física.

De acordo com o endocrinologista Flávio Cadegiani, da Corpometria, a obesidade é uma doença crônica, inflamatória e grave. “É a patologia que mais causa doenças associadas no mundo, são mais de 400, a exemplo de vários problemas cardiovasculares. Além disso, predispõe a outras condições crônicas, como a asma, aumento na pressão arterial e o diabetes. E o pior de tudo é que de 10 pessoas obesas, apenas uma recebe o tratamento adequado ”, explica o médico.

Cadegiani diz ainda que muitas pessoas não procuram se tratar, pois têm medo do tratamento ou do preconceito dos conhecidos.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?