Bike ergométrica: exercício emagrece, tonifica músculos e empina o bumbum
A prática já se difundiu no mundo. Em Brasília, cresce a quantidade de academias especializadas nessa modalidade
atualizado
Compartilhar notícia
Se movimentar e praticar exercícios é uma necessidade para todos os seres humanos. Mas, além disso, diversos estudos e pesquisas indicam o quanto o hábito é benéfico para o corpo e para a mente. E o melhor: é o principal aliado para quem procura perder medidas.
Para quem quer correr atrás do prejuízo causado pela pandemia e encontrar o shape perfeito a tempo do verão, uma das práticas que combina bons resultados com a saúde e um relacionamento saudável com a balança são os treinos de bike ergométrica. Em alta no Brasil e no mundo, o exercício é muito parecido com o spinning, e se tornou um aliado durante a quarentena, período em que ganhou milhares de adeptos.
Os benefícios que a prática proporciona se difundiram tanto até a bolsa de valores de Nova York se rendeu à modalidade, com ações que valem – e muito! – a quem investe na área. Nos Estados Unidos, a startup Peloton é uma das mais bem-sucedidas nesse ramo. Detentora de uma marca que vende bikes e esteiras com televisores para os praticantes assistirem às aulas, a empresa vendeu 400 mil peças em apenas cinco anos.
Com um valor que chega a US$ 8,7 mil, cada bicicleta, o usuário ainda paga cerca de US$ 39 por uma assinatura mensal à plataforma de aulas on-line, que possui mais de 8 mil vídeos nos arquivos, e transmite 12 aulas por dia na tela de 22 polegadas dos equipamentos.
Mas, afinal, o que é essa prática?
Prática que surgiu nos Estados Unidos em 1995, essa é uma modalidade esportiva aeróbica que consiste em realizar diferentes movimentos em uma bicicleta ergométrica. Ela combina o ritmo de uma música agitada a diferentes exercícios orientados pelo professor em casa, de forma virtual, ou dentro da academia (indoor).
No próprio lar, o aluno assiste às aulas quando tiver disponibilidade. Já a modalidade indoor provoca outra experiência no praticante, explica a personal trainer da SpinCycle, Lalá Pacheco. “A partir do momento que o aluno chega no estúdio, ele tem um tratamento que desperta a vontade de estar ali, e o exercício físico se torna apenas uma consequência”, garante.
Com o intuito de simular todos os tipos de treino de bike ao ar livre, é possível exercitar o corpo e variar a frequência cardíaca e respiratória, bastado mixar diferentes velocidades e intensidades. O diferencial é que a música pode estimular a prática e aumentar a queima de calorias.
Quais os benefícios?
Entre as vantagens que esse exercício proporciona, estão a possibilidade de tornear os músculos e o fortalecimento dos ossos, além da redução do estresse e do risco de acidentes vasculares. Lalá Pacheco ainda inclui a melhora do condicionamento físico, equilíbrio, emagrecimento e, principalmente, a saúde mental na lista dos benefícios causados pela prática.
“No exterior, esse modelo já cresceu com outras modalidades e, aqui no Brasil, tem ganhado cada vez mais força. Diante de um mundo cheio de informações e da correria do dia a dia, a modalidade é dinâmica e, por acontecer dentro de uma sala escura, traz o aluno para uma imersão”, ressalta a especialista.
Quem pode fazer?
Sem restrições, a prática pode ser feita por qualquer pessoa. “Quem faz acompanhamento médico ou tem algum tipo de problema cardíaco precisa ser liberado por um cardiologista”, ressalta o educador físico e professor carioca Rafael Pepe.
Outro ponto positivo, em comparação à prática realizada ao ar livre, é que esse formato não causa impacto no praticante, “por ser uma modalidade feita com segurança”, emenda Raimundo Anderson, profissional de educação física e instrutor de cycle indoor da Bodytech Lago Sul.
“Com uma bike tecnológica e que evita diversos tipos de lesões, esse exercício pode ser muito bom para quem está lesionado e precisar fugir de qualquer exercício com impacto”, indica o especialista.
Emagrece?
A boa notícia é que sim! Essa modalidade pode ajudar na perda de medidas. “Dependendo do quão intenso é feito o exercício e do volume de treino, é possível perder uma média de 500 calorias”, ressalta Anderson.
Mas, é claro, não basta pedalar um pouco e esperar por um milagre. A atividade deve estar relacionada a outros fatores que impulsionem esse emagrecimento. “É preciso pensar na alimentação e em fazer uma dieta. Fuja dos industrializados e tenha uma rotina pré e pós-treino, para turbinar seu desempenho nas aulas”, orienta o expert.
Onde fazer em Brasília
Para quem ficou com vontade de sair de casa e ir fazer uma aulinha, Brasília já conta com diversas opções de academia que focam no treino de bike indoor. Confira algumas:
- SpinCycle
Telefone: (61) 98462-6558
Endereço: 207 Sul
Site: https://spincycle.com.br/
- Go Bike Indoor
Telefone: (61) 3208-5157 / (61)3208-5157
Endereço: 710/711 Norte, Bloco F
Site: https://www.gobikeindoor.com.br/gobikeindoor/1/page/landing-page
- Academia Vasco Neto
Telefone: (61) 3037-1890 / (61) 3037-1813 (Unidade 111 Norte)
Endereço: 111 Norte, 204 Norte, 215 Norte, 308 Norte, Noroeste e Águas Claras
Site: http://www.academiavasconeto.com.br
Onde alugar uma bike ergométrica
Para quem não tem tempo de ir para academia ou prefere fazer de casa, também é possível alugar uma bike e praticar sem sair do conforto do seu lar. A Pratique em Casa pode ser uma solução com alugueis de equipamentos, como bicicletas, para treino em casa. Veja mais informações no site.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia