BBB22: ficar 21 dias sem comer, assim como Bárbara Heck, é seguro?
Logo na estreia do programa, a gaúcha de 29 anos revelou ter passado 21 dias em jejum — os três primeiros sem direito sequer à água
atualizado
Compartilhar notícia
Em bate-papo com as colegas de confinamento Naiara Azevedo, Brunna Gonçalves e Laís Caldas na noite dessa segunda-feira (17/1), a participante do BBB22 Bárbara Heck revelou já ter passado 21 dias sem comer, os três primeiros sem direito sequer à água, em um retiro espiritual em Cunha, no interior de São Paulo.
Durante todo o período, a modelo também precisou ficar em silêncio e teve o acesso à internet negado. “Não comer foi o de menos. Difícil mesmo foi ficar sem falar”, contou, impressionando as demais sisters.
A loira já havia comentado sobre a experiência controversa nas redes sociais. Em vídeos publicados no Instagram, ela declara que participou do retiro em junho do ano passado com o intuito de se autoconhecer e desintoxicar o organismo. Diz também que os dias no local foram dedicados a banhos de sol, leitura, aulas de yoga e muita reflexão.
“Li 11 livros em 21 dias”, orgulha-se em um dos trechos. Um dos best-sellers devorados por ela durante o momento de reclusão foi o Viver de luz: A Fonte de Alimento Para o Novo Milênio, de Jasmuheen. A escritora australiana é defensora da “nutrição prânica”, prática de viver sem comida ou líquido considerada pela comunidade científica como uma pseudociência letal.
Ficar dias sem água e comida é seguro?
A prática de passar dias em absoluto jejum é condenada pela nutricionista Elaine Lima Rosa, especialista da clínica Simone Neri. “Não é saudável ficar sem se alimentar, tampouco se privar de água. O corpo precisa de energia e nutrientes, podendo entrar em colapso devido a tamanha restrição”, adverte.
A profissional alerta que comentários como o de Bárbara são um desserviço à população. “Justamente por ser um reality, o impacto de uma fala como essa é muito grande. Pessoas que acreditam em tudo que assistem podem querer aderir e, com certeza, irão sofrer as consequências”, lamenta.
A nutricionista ainda diz que, embora a modelo não tivesse como prioridade emagrecer, muitos tentam, de forma equivocada, a restrição prolongada com esse intuito. “Podem perder peso, mas não de maneira saudável e duradoura”, frisa.
Vale ressaltar que há diversos casos de morte envolvendo adeptos do “viver de luz”, também conhecido como respiracionismo.
Poder de influência
Passar 21 dias de jejum é polêmico. Falar sobre essa experiência no maior reality show do país — sem ser um profissional da saúde — é ainda mais. Segundo a psicóloga Maria Rafart, o comentário de Bárbara realmente pode influenciar negativamente os telespectadores, sobretudo aqueles que não têm acesso a informações de qualidade.
“Um programa da envergadura de um BBB tem o poder de tornar comportamentos como quase exemplares a serem seguidos pelo seu imenso público”, analisa a especialista. “Dizem que a sandália que Vyni usou quando entrou na casa esgotou em poucos minutos no site de vendas”, exemplifica.
“Da mesma forma, quando Bárbara defende o jejum e se mostra uma pessoa com saúde e bonita, é muito provável que ela estimule outras pessoas a embarcarem nessa mesma restrição alimentar perigosa”, alega.
A seguir, confira vídeos em que Bárbara detalha a experiência no retiro:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia