Barriga inchada: saiba o que provoca e como evitar o incômodo
Desconforto está associado a diversos fatores. Conheça as formas mais eficientes de combater o problema
atualizado
Compartilhar notícia
Desinchar a barriga, ao contrário do que alguns podem pensar, não é uma tarefa tão complicada. Sabe aquela sensação de estufamento abdominal durante o dia e, principalmente, após as refeições? Muitas vezes a causa desse problema é óbvia e está diretamente ligada ao abuso de alimentos altamente calóricos, como pizzas, fast food e refrigerantes.
No entanto, é comum que algumas pessoas sofram com dilatação mesmo sem ingerir esses itens. “A sensação de distensão abdominal, geralmente, está relacionada ao acúmulo de gases no aparelho digestório. Tanto no estômago, como nas alças intestinais e também no cólon”, explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
De acordo com a especialista, essa sensação de inchaço na região da barriga não necessariamente indica alguma doença ou problema sério. Apesar de causar certo incômodo, o fenômeno pode ser apenas uma reação normal do organismo.
A médica também indicou alguns alimentos que podem provocar dilatação abdominal e que, portanto, devem ser evitados por pessoas que querem desinchar a barriga. Confira:
- Chicletes e balas;
- Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cervejas;
- Alimentos ricos em antinutrientes – leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico, por exemplo);
- Vegetais crucíferos (exemplo: couve, brócolis, repolho e couve-flor);
- Laticínios em geral;
- Alimentos fermentáveis
Veja como se livrar do problema no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.