Associação americana lança lista das tendências fitness para 2018
Em primeiro lugar, os exercícios HIIT, seguidos da ginástica coletiva. Especialistas avaliam que Brasil ainda engatinha em alguns itens
atualizado
Compartilhar notícia
Todos os anos, o Colégio Americano de Medicina Esportiva divulga uma lista antecipando as tendências para o mundo fitness. O documento explica quais modalidades vão receber atenção extra e ganhar mais espaço nas academias.
Os resultados ajudam a indústria fitness a se organizar e fazer investimentos certeiros. Este ano, o HIIT está em primeiro lugar na lista. Ou seja, em 2018, devem pipocar aulas específicas para o treino intervalado de alta intensidade.
Alguns itens da lista não dizem respeito e nem se encaixam na realidade brasileira. “Licenciamento/habilitação para profissionais fitness”, por exemplo, não funciona por aqui. Eduardo explica: o Brasil é o único país no mundo que exige formação em Educação Física para dar aulas — no resto do mundo, basta tirar uma licença.“Essas tendências são muito respeitadas e esperadas pelo mercado todos os anos. É em cima dessa pesquisa que as empresas desenvolvem novos produtos, serviços e inovações, além de avaliar a qualidade atual dos produtos oferecidos”, avalia Luiz Carnevali Junior, consultor técnico da Smart Fit.
O que ficou de fora
O documento é bastante completo, e inclui até itens diferentes, como o coaching de bem-estar e treinamentos específicos para cada esporte. “Uma prática ausente da lista, mas presente no mercado europeu, e até em feiras, é o treinamento com eletroestimulação. Nele, o praticante usa trajes que provocam choquinhos e estimulam o emagrecimento e a resistência muscular”, descreve Luiz.
Confira os top 5:
1. Treinamento intervalado de alta intensidade: HIIT
A prevalência da modalidade no alto da lista não é novidade. O HIIT já apareceu no topo em 2014 e permanece entre os primeiros lugares no documento há alguns anos. “Aparecem cada vez mais evidências científicas que apoiam o método. O que falta é as academias adotarem. O tempo é crucial na vida dos nossos clientes”, explica o educador físico e diretor técnico do Grupo Bodytech Eduardo Netto.
2. Treinamento em grupo: ginástica coletiva
“Esta já é uma cultura estabelecida no Brasil, mas apareceu nessa lista mundial pela primeira vez no ano passado”, explica Netto. Entram nessa categoria: as aulas de local, dança e até o próprio CrossFit. “Esse tipo de atividade faz sucesso porque a interação com outras pessoas, a música e a variedade de exercícios ajuda o aluno a ficar motivado a fazer atividade física”, diz a colunista do Metrópoles Sabrina Mundim.
3. Tecnologia portátil: frequencímetros, GPS, relógios “smart”
A tecnologia aparece, em terceiro lugar, como uma tendência forte, mas no Brasil ela ainda engatinha. Além dos aparelhos serem caros, eles demoram a chegar. Segundo Eduardo, essa lentidão poderia ser compensada se as academias ao redor do país soubesse usar todas as funções dos aparelhos, que já existem em suas instalações. Confira algumas novidades:
4. Exercícios com o peso corporal: calistenia
Em quarto lugar, estão os exercícios que usam o peso corporal, como a calistenia. “É um reflexo do treinamento funcional, crescendo desde 2010. Percebemos as academias dando mais espaço para esse tipo de técnica e tirando alguns aparelhos”, avalia Netto. Os treinos mais comuns são a parada de mão, andar em cima da corda e outras rotinas parecidas com a ginástica olímpica. O famoso grupo Mahamudra trabalha com técnicas dessa metodologia.
5. Treinamento de força: musculação e outras formas
Normalmente, as pessoas relacionam o exercício de peso com a musculação. Mas o CrossFit e o treinamento em circuito também se encaixam nessa categoria. “Esta modalidade está em alta, porque há muito anos o emagrecimento é associado ao exercício aeróbico, mas pesquisas tem mostrado que a musculação tem sido mais eficiente para quem quer alcançar esse objetivo”, explica a Sabrina.
Confira o outras tendências que também entraram na lista:
- Profissionais experientes, certificados e educados: currículo e conhecimento técnico
- Ioga
- Treinamento personalizado: personal training
- Exercício físico para pessoas idosas
- Treinamento funcional: treinamento multicomponente
- Exercício físico e emagrecimento
- Exercício físico é remédio: exercício para prevenção/tratamento de doenças
- Treinamento personalizado em pequenos grupos: group personal training
- Atividades ao ar livre: outdoor
- Liberação miofascial: rolos de mobilidade e flexibilidade
- Licenciamento/habilitação para profissionais fitness
- Treinamento em circuito: circuit training
- Coaching de bem-estar: wellness coaching
- Treinamento dos músculos do tronco: core training
- Treinamento esporte-específico