Aprenda a limpar seu colchão e dê adeus aos ácaros
Um colchão limpo e livre de microorganismos pode melhorar a qualidade do sono, além de prevenir problemas de pele
atualizado
Compartilhar notícia
Reduto de descanso e sinônimo de renovação de energia, a cama é um dos móveis mais importantes da casa. Afinal, dormir bem é fundamental para a saúde, assim como se alimentar de maneira saudável e se exercitar com frequência. No entanto, de nada adianta ter uma cama confortável se o ambiente não for higienizado com regularidade.
De acordo os especialistas em colchões Brian Wiersma e Karen Phillips-Recchia, em entrevista ao site Insider, assim como os travesseiros, lençóis e outros itens que compõem o ambiente de dormir, os colchões exigem limpeza e cuidados. A higienização profunda deve ocorrer de duas a quatro vezes por ano ou a cada três meses.
Adeus, sujeira!
O passo a passo de como limpar o colchão é simples e pode garantir noites de sono livre de micro-organismos, como os ácaros, causadores de alergias e até acne.
Antes de começar, os dois especialistas recomendam ter em mãos bicarbonato de sódio, um produto eliminador de odores e o óleo essencial de preferência. A quantidade precisa ser suficiente para todo o comprimento do colchão. Também são necessários panos de microfibra e um aspirador de pó.
Primeiro, retire a roupa da cama e coloque para lavar. Em seguida, misture o bicarbonato de sódio com algumas colheres do óleo essencial, mas, caso alguém tenha alergia, a adição pode ser descartada. Polvilhe toda a mistura no local e deixe descansar por duas horas para desodorizar todo o colchão.
Depois, aspire tudo até notar que não há nenhum resquício da mistura, inclusive nas laterais, atrás e embaixo da estrutura da cama.
Manchas
Sem os odores, é o momento de tratar as manchas. Segundo Karen, as marcas de sangue e suor costumam com sair desinfetante comum e alguns minutos de esfregação. Se for resistente, Brian recomenda misturar uma parte de detergente para lavar louça com três partes de água oxigenada e aplicar com um pano úmido.
“Para tratar manchas e urina de animais de estimação, pode ser necessário um digestor de bactérias a fim de desodorizar a área”, explicou ele. Karen, por sua vez, acrescentou: “A urina não pode ser totalmente removida porque um colchão é uma grande esponja e a absorve. Um pano desinfetante limpará a mancha da superfície, mas não dentro da espuma”.
Tanto em casos de pets que fazem xixi na cama quanto em derramamentos de líquidos diversos, a orientação dos dois é que a limpeza seja imediata. Dessa forma, o colchão não absorve a mancha e a retirada externa fica mais fácil.
Cuidado diário
Por fim, embora a limpeza profunda seja de suma importância, cuidados pequenos ao longo do dia a dia são os que, de fato, preservam a vida útil de um colchão. Brian e Karen recomendam que o local seja aspirado, pelo menos, duas vezes por semana. A frequência é a mesma quando o assunto é a troca da roupa de cama, como lençóis e fronhas.
Outra dica é utilizar um protetor de colchão, muito útil para evitar a entrada de poeira e, quando impermeável, dificultar a entrada de líquidos.
“Fluidos corporais podem quebrar as espumas mais rápido. Um colchão pode dobrar de peso em 10 anos se não for protegido”, finalizou Karen.