Aprenda a fazer dois chás fáceis e que turbinam o emagrecimento
Ao Metrópoles, a nutricionista Renata Branco indica, ainda, o que comer para emagrecer de maneira saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Quem está em busca do emagrecimento saudável sabe que é preciso considerar uma série de fatores para conseguir reduzir medidas. Entre eles, o sono, a saúde mental e a alimentação precisam estar em perfeito equilíbrio para que nada prejudique a dieta ou a rotina de treinos.
Levando isso em consideração, a nutricionista Renata Branco dá dicas de alimentos e chás a serem ingeridos diariamente para manter esses índices em dia e ter um sono melhor, mesmo quando a rotina e os compromissos não permitem dias tranquilos.
Controle o estresse
Sendo o país mais ansioso do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, não se render ao estresse é uma dificuldade para parte dos brasileiros. Situações estressantes, no entanto, impactam na produção de cortisol (hormônio do estresse), responsável por interferir na vida fitness.
“O estresse pode desequilibrar os hormônios, diminuir energia e fazer com que o corpo armazene mais gordura corporal”, explica a nutricionista Renata Branco.
Levando isso em consideração, a profissional indica fazer o uso de ervas como capim-santo, ashwaganda, maca peruana e erva-cidreira para modular o estresse.
Durma bem
O sono, por sua vez, é fundamental para quem quer perder medidas. O fato já foi constatado em 2004, quando uma pesquisa da Annals of Internal Medicine demonstrou que noites mal dormidas são capazes de alterar o metabolismo.
Entre essas alterações, o estudo demonstrou que o sono influenciou no aumento da grelina (hormônio que causa fome) e diminuição da leptina (substância que inibe o apetite).
“Para melhorar a qualidade do sono, chás com mulungu, passiflora valeriana, são os mais indicados”, informou Renata.
Alimentação
O cuidado com a alimentação deve ser prioridade para quem deseja perder medidas. Para além da meta corporal, os alimentos têm influência sobre nossa disposição e saúde mental — fundamental para manter os índices saudáveis em dia e diminuir o estresse, ansiedade e riscos de acidentes cardíacos.
“O consumo de goma acácia, psyllium, verduras como brócolis e chicória, iogurte natural, kefir e kombucha modulam a microbiana intestinal. Elas favorecem a eliminação de toxinas, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na melhora da saúde mental”, salienta Renata.
Hidratação
Levando em consideração as dicas acima, Renata ainda ressalta a importância de se hidratar e beber mais de 2 litros de água por dia. “É importante se beber água ao acordar e ao longo dia para favorecer eliminação de líquido e toxinas. Indica-se beber 500ml de água ao acordar”, recomenda.
Chá para emagrecer
Aliados para uma série de funções no nosso organismo, Renata explica que o consumo de chá, aliados a uma rotina de alimentação e treinos, o consumo de chás auxilia no emagrecimento saudável.
“Nesse sentido, ingira chá três vez ao dia, coma três porções de frutas variando suas cores, dois tipos de verduras e de legumes nas refeições para um emagrecimento saudável”, destaca.
De acordo com a nutricionista, a grande dica é utilizar estratégias antioxidantes que estimulam enzimas antioxidantes a diminuem a resposta inflamatória. Ao Metrópoles, ela ensina duas receitas para turbinar na perda de medidas:
Chá termogênico e anti-inflamatório (2x ao dia)
Ingredientes
- 1 colher de chá de cúrcuma
- 2 colher de sobremesa de gengibre ralado
- 1 colher de sobremesa de chá-verde
- 1 litro de água
Adicionar o gengibre, cúrcuma e o chá-verde na água fervida e deixar em infusão por 10 min
Chá para ansiedade e qualidade de sono (1 xícara a noite)
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de mulungu
- 6 colher de sopa de camomila
- 6 colher de sopa de melissa
- 6 colher de sopa de maracujá
- 1 litro de água
Triturar as ervas no mixer e armazena-las juntas. Em 1 litro de água fervida, misture cinco colheres cheias da mistura de ervas. Deixar 10 min em infusão.