Aprenda a cuidar do ouvido do bebê durante o voo
Especialistas dão dicas de como amenizar o desconforto dos bebês dentro do avião
atualizado
Compartilhar notícia
Geralmente, quando viajamos de avião, sentimos um desconforto nos ouvidos. Isso acontece por conta das variações bruscas de pressão, principalmente na decolagem e na aterrissagem. Os adultos podem bocejar, mascar chiclete ou engolir para ajudar a diminuir a sensação de ouvido “entupido”. Com os bebês, entretanto, é mais complicado.
A Dra. Márcia Voltolini, Otorrinolaringologista e especialista em medicina aeroespacial, diz que os pequenos sentem mais a mudança de altitude. “Até cerca de seis anos de idade, as crianças apresentam mais dificuldade para equalizar a pressão externa com a do interior do ouvido médio”, avalia a médica.Voltolini explica que temos uma região no ouvido chamada orelha média, que se comunica com o nariz por uma estrutura chamada tuba auditiva. Essa região é como uma caixinha quase completamente fechada, com abertura apenas da passagem para o nariz. A orelha média equaliza o ar que estará variando de acordo com a altitude. Se o bebê estiver congestionado, com rinite alérgica ou tenha alguma predisposição anatômica, esse movimento não é feito.
O normal para o bebê sentir é o grau leve, apenas um desconforto que acaba quando o avião pousa. Mas, se a criança está gripada ou com crise alérgica, pode ocorrer sangramento na orelha ou descolamento dos ossículos do ouvido. Por isso, mesmo com a permissão da viagem, médicos aconselham evitar voos com o bebê antes de completar três meses de idade ou gripados, a não ser que haja a necessidade.
De acordo com especialistas, as saída para minimizar o desconforto são:
- Tentar fazer algo que movimente a mandíbula da criança como por exemplo: faça-a engolir, dê de mamar, mamadeira ou uma chupeta. Isso ajuda a equilibrar a pressão do ouvido. Durante a decolagem e o pouso tente manter a criança acordada, já que dormindo ela vai engolir menos saliva, diminuindo o movimento da mandíbula que ajuda a renova o ar
- Pedir ao comissário que avise com antecedência a hora da descida para que haja tempo suficiente para dar a mamadeira, seio ou chupeta e, assim, segurar esse desconforto no ouvido do bebê