Compartilhar notícia
Tomar chás para tratar a insônia não é novidade na cultura brasileira. Afinal, quem nunca recebeu essa dica de um familiar mais experiente? Engana-se quem pensa que esses conselhos eram infundados e ineficazes.
A razão para essa prática ter se tornado tão comum e difundida, talvez, tenha sido empírica. Baseada em fatos observacionais ou não, é fato que algumas ervas naturais têm propriedades benéficas para a qualidade do sono.
Vale lembrar que o sono é um dos pilares fundamentais para um estilo de vida saudável. Pouco adianta realizar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação balanceada e não conseguir descansar direito.
É durante a noite que o organismo processa todos os estímulos recebidos e evolui dentro do objetivo proposto. Apostar em chás para tratar a insônia pode ser uma boa alternativa para quem tem dificuldades para dormir.
De acordo com a neuropsicóloga e doutora em medicina do sono, Ksdy Sousa, a insônia também pode gerar ansiedade e outros distúrbios mentais, “visto que aumenta o nível de alerta, bem como a presença de pensamentos acelerados e as preocupações na hora de dormir”, explica.
Pensando nisso, com a ajuda da nutricionista Adriana Stavro, separamos alguns chás para tratar a insônia e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Confira:
1) Erva-cidreira
A especialista aponta que a erva-cidreira é constantemente usada para fins medicinais, principalmente para o tratamento de distúrbios psicológicos e insônia. Segundo Stavro, as formas mais comuns de uso da erva são o chá e o óleo essencial.
Continue lendo no site SportLife, parceiro do Metrópoles.