Alívio: 4 técnicas seguras (e produtos) para umidificar o ar na seca
Além de devolver a umidade do ar, aparelhos ajudam a refrescar um ambiente e melhorar efeitos da poluição dentro de casa
atualizado
Compartilhar notícia
Mais que um alívio de desconforto sazonal, controlar a umidade do ar dentro de casa é sinônimo de qualidade de vida. Além de contribuir para tornar o lar mais úmido, os umidificadores também reduzem os efeitos da poluição e dos aparelhos de ar-condicionado, e podem até deixar a sensação térmica mais agradável, em dias de altas temperaturas.
Investir em cuidados simples para aumentar o conforto é fundamental para manter o sistema respiratório saudável, e ainda mais importante quando se fala em época de pandemia, como a de Covid-19. Porém, nem só dos aparelhos umidificadores vivem as técnicas para respirar melhor em casa.
Confira uma lista de práticas simples que você pode adotar no conforto do lar para amenizar os efeitos do calor e da secura do ar, e alguns produtos que vão fazer maravilhas pela sua hidratação.
1. Respiro verde
Em temporadas mais secas, as plantas se consagram como verdadeiras aliadas do bem-estar, enquanto atuam como umidificadores naturais. Como em uma floresta, as espécies de vegetação são capazes de absorver a água do solo e devolvê-la ao ambiente pela transpiração das folhas.
Esse processo deixa o ambiente mais úmido, fresco e favorece o conforto térmico também em espaços reduzidos e sem muita abertura ao ar livre. Para essa finalidade, priorize “verdinhas” em casa. As espécies lírio-da-paz, jiboia, zamioculca e clorofito estão na lista dos melhores “umidificadores vegetais”.
2.Truques caseiros
É possível que você já tenha escutado esse truque caseiro e ficou se questionando se ele realmente funciona. A boa notícia é que sim: colocar um balde de água ou uma toalha molhadas nos cômodos pode contribuir para aliviar um eventual desconforto respiratório.
Embora não apresentem a mesma eficácia que os aparelhos umidificadores, toalhas úmidas e baldes servem como uma solução temporária para quem precisa de medidas urgentes — ou não tem acesso aos aparelhos elétricos.
Contudo, a prática no clima do improviso exige cuidados: é indicado manter janelas e portas abertas para arejar o ambiente e evitar a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, o ideal é que o item fique aberto, nunca enrolado, porque pode acarretar mau cheiro.
3. Ventilação natural
Por conta da pandemia, a ventilação natural virou protagonista nos lares. Não à toa, deixar abrir as portas e janelas de casa traz benefícios para o conforto térmico e contribui para manter a qualidade do ar em níveis saudáveis.
4. Umidificadores
Simples e eficientes, os umidificadores atuam garantindo o equilíbrio dos ambientes — seja para manter a qualidade respiratória, para trazer mais conforto térmico aos ambientes e até para melhorar o aspecto da cútis.
No entanto, nem sempre a máxima “quanto mais, melhor” é eficiente. No caso dos aparelhos elétricos, pecar pelo excesso pode resultar na proliferação de fungos e ácaros.
Para tornar seus dias mais amenos, confira uma seleção de opções com a finalidade de umidificar e refrescar — e até um “plus” com abertura para óleos essenciais e aromas — a partir de R$ 53,90.