metropoles.com

Alemanha vai cortar açúcar, sal e gordura em produtos industrializados

Com a medida, a oferta de alimentos na país europeu vai se tornar mais saudável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Supermarket aisle with empty black shopping cart
1 de 1 Supermarket aisle with empty black shopping cart - Foto: iStock

A indústria alimentícia alemã vai reduzir de forma gradual e voluntária a quantidade de açúcar, sal e gordura em comidas industrializadas até 2025, informou a ministra da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, nesta quarta-feira (19/12).

“Pela primeira vez a indústria de alimentos se comprometeu e se deixará submeter às medidas que estão sendo tomadas para reduzir o açúcar, sal e gordura nos alimentos processados”, disse Klöckner ao jornal alemão Bild. “Isso nunca havia acontecido antes.”

O acordo, segundo a ministra, está sendo feito entre o governo e vários ramos da indústria alimentícia, com o objetivo de combater o sobrepeso entre a população, além de outras doenças relacionadas à alimentação.

Com isso, a oferta de alimentos na Alemanha vai se tornar mais saudável, e a economia também deve ganhar com isso, afirmou Klöckner, pois haveria uma “competição positiva” entre os fornecedores.

Segundo a reportagem do Bild, a associação Grain, Mill & Starch, por exemplo, pretende reduzir a quantidade de açúcar em cereais matinais para crianças em pelo menos 20%.

A indústria de bebidas não alcoólicas, por sua vez, se comprometeu a cortar em 15% o açúcar em seus produtos, incluindo refrigerantes, enquanto a indústria de laticínios vai garantir que o iogurte infantil não contenha níveis de açúcar superiores aos do iogurte vendido para adultos.

Já o Instituto Alemão de Comida Congelada (DTI, na sigla em alemão) vai reduzir a quantidade de sal para não mais que 1,25 grama para cada 100 gramas de pizza, e a indústria de panificação planeja cortar os níveis de sal em alguns tipos de pão.

Além disso, os ácidos graxos saturados em confeitos fritos também devem ser reduzidos. Para isso, o Ministério da Alimentação e Agricultura quer pesquisar como produtos como donuts podem ser fritos de forma a absorver menos gordura.

“Todas [as indústrias] precisam entregar algo”, afirmou Klöckner nesta quarta-feira, dessa vez em coletiva de imprensa. Segundo ela, novos acordos com outras áreas do setor alimentício sobre uma redução gradual das quantidades de açúcar, sal e gordura devem ser anunciados em breve.

Por outro lado, a Associação da Indústria Alimentícia Alemã (BLL) vê com preocupação tais medidas. Para o CEO Christoph Minhoff, os consumidores devem ter liberdade para escolher quais produtos comprar. Portanto, estipular um limite que seja obrigatório seria “muito crítico”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?

na