metropoles.com

Adoçante pode engordar, diz estudo. Veja como substituí-lo

A pesquisa feita pela Universidade de Sydney aponta que o adoçante não dá a sensação de saciedade e “manda” o cérebro comer mais. Veja algumas opções para substituí-lo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
1 de 1 - Foto: Istock

Você é daqueles que substitui o açúcar por adoçantes e jura que está “bem na fita”? Uma pesquisa realizada na Universidade de Charles Perkins, em Sydney, comprova que você errou ao longo dos anos.

Durante o estudo, foi provado que o adoçante pode ter o efeito contrário ao esperado. Ele não dá a sensação de saciedade fazendo com que o cérebro sinta a necessidade de comer mais.

A pesquisa, divulgada pelo site ABC, observou dois grupos de moscas ao longo de cinco dias. Ao primeiro foram dados alimentos saudáveis. Ao segundo a mesma comida, mas com adição de adoçantes artificiais. No final, observou-se que os insetos do segundo grupo ingeriram um terço a mais de comida.

A conclusão é que ao consumir adoçante não se obtém a quantidade necessária de calorias, para supri-las acaba-se comendo em maior quantidade para compensar.

A nutricionista clínica Gabryella Batista alerta que essa vontade de “fome extra” não ocorre só com doces, mas pode vir de tudo aquilo que vira glicose, como pães, arroz e biscoitos.

Istock

Ela afirma que percebe a diferença entre pacientes que ingerem adoçantes e os que não fazem uso.“Geralmente, ele já chega no consultório com esse hábito (de tomar adoçantes) enraizado. São, em grande parte das vezes, os mais ansiosos e com mais vontade de comer”, conclui.

Para quem não quer cair no “conto do adoçante”, listamos algumas opções saudáveis para substituí-lo.

1- Açúcar mascavo: Preferencialmente o orgânico. Ele deve ser consumido com moderação, porque é calórico. Mas contém fibras, proteínas e fibras.

2- Açúcar demerara: Retém maior quantidade de minerais e vitaminas que os refinados e brancos.

Istock3- Açúcar de coco: Apesar de ter preço elevado, ele é uma boa opção porque tem maior capacidade de adoçar que outras versões.

4- Mel: O fato de ser natural o faz melhor que as outras opções. Contém muitas vitaminas, mas também deve ser consumido com moderação por conter muitas calorias.

5- Stevia: Indicado para diabéticos, ele é natural extraído de uma planta e pode ser colocado em menor quantidade que outros adoçantes.

Além de todas as opções, a nutricionista aconselha a “combinar” refeições. Ou seja, fazer misturas de frutas e alimentos que não precisem ser adoçados. “Um suco de manga ou melancia, por exemplo, já é naturalmente mais doce e isso impede que a pessoa queira adoçar a refeição”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?