Adoçante pode engordar, diz estudo. Veja como substituí-lo
A pesquisa feita pela Universidade de Sydney aponta que o adoçante não dá a sensação de saciedade e “manda” o cérebro comer mais. Veja algumas opções para substituí-lo
atualizado
Compartilhar notícia
Você é daqueles que substitui o açúcar por adoçantes e jura que está “bem na fita”? Uma pesquisa realizada na Universidade de Charles Perkins, em Sydney, comprova que você errou ao longo dos anos.
Durante o estudo, foi provado que o adoçante pode ter o efeito contrário ao esperado. Ele não dá a sensação de saciedade fazendo com que o cérebro sinta a necessidade de comer mais.
A pesquisa, divulgada pelo site ABC, observou dois grupos de moscas ao longo de cinco dias. Ao primeiro foram dados alimentos saudáveis. Ao segundo a mesma comida, mas com adição de adoçantes artificiais. No final, observou-se que os insetos do segundo grupo ingeriram um terço a mais de comida.
A conclusão é que ao consumir adoçante não se obtém a quantidade necessária de calorias, para supri-las acaba-se comendo em maior quantidade para compensar.
A nutricionista clínica Gabryella Batista alerta que essa vontade de “fome extra” não ocorre só com doces, mas pode vir de tudo aquilo que vira glicose, como pães, arroz e biscoitos.
Ela afirma que percebe a diferença entre pacientes que ingerem adoçantes e os que não fazem uso.“Geralmente, ele já chega no consultório com esse hábito (de tomar adoçantes) enraizado. São, em grande parte das vezes, os mais ansiosos e com mais vontade de comer”, conclui.
Para quem não quer cair no “conto do adoçante”, listamos algumas opções saudáveis para substituí-lo.
1- Açúcar mascavo: Preferencialmente o orgânico. Ele deve ser consumido com moderação, porque é calórico. Mas contém fibras, proteínas e fibras.
2- Açúcar demerara: Retém maior quantidade de minerais e vitaminas que os refinados e brancos.
3- Açúcar de coco: Apesar de ter preço elevado, ele é uma boa opção porque tem maior capacidade de adoçar que outras versões.
4- Mel: O fato de ser natural o faz melhor que as outras opções. Contém muitas vitaminas, mas também deve ser consumido com moderação por conter muitas calorias.
5- Stevia: Indicado para diabéticos, ele é natural extraído de uma planta e pode ser colocado em menor quantidade que outros adoçantes.
Além de todas as opções, a nutricionista aconselha a “combinar” refeições. Ou seja, fazer misturas de frutas e alimentos que não precisem ser adoçados. “Um suco de manga ou melancia, por exemplo, já é naturalmente mais doce e isso impede que a pessoa queira adoçar a refeição”, conclui.