Quatro dicas para ajudar a acordar cedo e acertar o relógio biológico
Metas e bons aplicativos para o celular podem ajudar a acordar cedo e reorganizar as horas de sono, depois de um longo feriado
atualizado
Compartilhar notícia
Você é daquelas pessoas que não conseguem acordar cedo? Pois a culpa desse hábito pode estar ligada diretamente à sua genética. Recentemente, pesquisadores identificaram 15 regiões do genoma humano que influenciam a predisposição a madrugar com os galos ou a ser noturno como uma coruja.
De acordo com a neurologista Kirstie Anderson, enquanto cerca de 50% do relógio biológico do cérebro é decidido pela genética e idade (sendo que a cada década temos a tendência de acordar 30 minutos mais cedo), a outra metade pode ser treinada com algumas dicas.
Estabeleça uma meta para acordar
Assim como praticamente tudo na vida, para acordar cedo também é necessário um planejamento. Por isso, sempre tenha em mente alguma meta, por exemplo, 8:00 em lugar de 6:00, e gradualmente vá acordando 15 minutos mais cedo todos os dias até chegar ao seu propósito. Especialistas concordam que dessa maneira é possível produzir melhores resultados do que subitamente escolher um horário muito anterior ao que você acorda normalmente.
Tenha um bom app para despertar
As vezes o simples alarme do celular não parece ser a alternativa mais adequada para quem tem dificuldades de acordar. Especialmente por causa da famosa opção “soneca” que sempre está ali para ajudar a relaxar alguns minutinhos na cama.
Sabendo disso, alguns aplicativos são diferentes dos alarmes normais, porque exigem propositalmente todo um esforço físico para que você, mesmo que não queira, desperte. O Wake N Shake é um bom exemplo, ele só para de tocar depois que você sacode o telefone por um tempo determinado pelo app – isso sem a opção de “mudo”. Outros como Step Out Of Bed e Walk Me Up usam os sensores de movimento do smartphone e só param de tocar quando se começa a andar ou mexer os braços.
Deixe a luz entrar no ambiente
Para reestabelecer um horário matinal, a luz é um dos grandes fatores para te manter acordado. “É um sinal de alerta. Por isso, reduza qualquer tipo de luminosidade uma ou duas horas antes de dormir”, explica a neurologista Kirstie Anderson.
E, antes daquela última olhada no smartphone, computador e televisão, lembre-se que a luz desses itens tem o mesmo efeito destruidor de sono que a luz do sol.
Mantenha a rotina nos finais de semana
Alguma vez na vida você se perguntou por que acordou poucos segundos antes do seu alarme despertar? Esse é seu relógio interno apitando, que ama rotina assim como você gosta de uma boa cochilada.
Uma vez que você tenha conseguido atingir a rotina de acordar cedo quinzenalmente, nada deve acabar com ela. Por isso, “evite grandes diferenças de rotina entre os dias de semana e os fins de semana ou você corre o risco de ter que começar tudo de novo”, aconselha Kirstie.