A limpeza dos seus dentes está em dia?
A resposta parece fácil. Mas não basta escovar os dentes para garantir sua saúde bucal. É preciso visitar o dentista regularmente
atualizado
Compartilhar notícia
Talvez uma das perguntas mais repetidas pelos pais aos filhos, na infância, seja: “Escovou os dentes?”. As primeiras lições sobre saúde bucal incentivam a escovação várias vezes ao dia. Não raro, sob o argumento de que, assim, a visita ao dentista ficará mais distante.
A verdade é que, para manter bocas saudáveis, não basta escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental corretamente. Existem técnicas de escovação adequadas, que normalmente são desconhecidas e neglicenciadas. “A maioria dos pacientes não faz a escovação correta e muitos utilizam, mesmo na vida adulta, a técnica da ‘bolinha’ ensinada a crianças, em vez de utilizar técnicas apropriadas para adultos”, explica o cirurgião dentista Zigomar Hideo Fecchio, mestre pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).
iStockAlém disso, com os instrumentos caseiros, não é possível alcançar todas as áreas dos dentes para garantir a limpeza correta e evitar cáries. O dentista, então, tem papel fundamental. Só ele pode remover qualquer tipo de placas e bactérias com aparelhos e flúor. Por isso, a profilaxia (a famosa “limpeza dos dentes”) é recomendada a cada seis meses. A consulta é importante também para o cirurgião dentista instruir o paciente a fazer a higiene oral de maneira correta.
“É importante ter em mente que mudar os hábitos de escovação é um processo gradual que também requer a cooperação do paciente”, concluiu Fecchio.
Para quem duvida da importância da limpeza, nos consultórios existe um teste simples: o dentista coloca um produto que evidencia as placas, destacando as áreas afetadas por bactérias. Para que a cor “apareça”, em tese, o paciente deveria ficar mais de 24 horas sem escovar os dentes. No entanto, mesmo quando ele faz a escovação minutos antes de entrar no consultório, é normal ver os dentes coloridos.
O susto é comum, mas não há motivos para pânico. Isso acontece porque a escova da farmácia não alcança todas as áreas dos dentes. A experiência serve para ressaltar a importância das visitas regulares ao dentista. Melhor fazer a limpeza a cada seis meses, com os instrumentos corretos, para evitar procedimentos longos e inconvenientes e manter a saúde bucal.