6 mudanças para fazer na decoração de casa que diminuem a ansiedade
Saiba de que forma a organização dos móveis e os elementos decorativos podem causar ansiedade no lar, que deveria ser um local relaxante
atualizado
Compartilhar notícia
Após a mudança do escritório para o home office, é natural prestar mais atenção em certos cômodos e cantinhos da casa. Talvez você seja do time de quem tende para a necessidade de limpeza, ou já tenha investido em pequenas obras ou novos tipos de decoração. Pois saiba que não está sozinho. Terapeutas explicam que há uma relação próxima entre o ambiente de casa e a sua saúde mental.
A psicoterapeuta especialista em saúde mental Cecille Ahrens, e os terapeutas Weena Cullins e Ariel Sank elencaram os itens que podem estar causando estresse em casa, em entrevista ao portal Insider. Alguns podem não ser novidade — mas é possível que ainda estejam sendo ignorados. Outros, você provavelmente nem imagina.
Bagunças
Segundo o terapeuta Mark Loewen, desorganização e desordem — como camas desfeitas e uma pilha de louça suja empilhada — normalmente induzem a ansiedade. Em cenários cheios de bagunça, como aquela montanha de roupa suja em cima da cadeira, o nosso cérebro recebe muito mais para processar. Ao liberar espaço, você também está dando um descanso à mente.
Escuridão
A luz tem influência direta na hora de realizar atividades ou descansar. Uma iluminação insuficiente pode fazer as pessoas se sentirem desanimadas. Quartos com um pouco de escuridão tornam certas tarefas difíceis de realizar, enquanto quartos com luz artificial forte, que não pode ser reduzida, dificultam o sono e o relaxamento.
É importante considerar a função de cada cômodo em casa e adquirir iluminação que ajude a atingir esse objetivo. Adicionar lâmpadas, arandelas de parede ou luzes de teto pode ajudar a redefinir um espaço que promove o estresse.
Pouco espaço
O layout de uma casa é um fator-chave no gerenciamento dos incômodos à saúde mental. Viver, literalmente, no aperto, especialmente em locais sem janela, podem criar ansiedade e desencadear até um ataque de pânico. Espaços abertos costumam ser mais convidativos e podem nos colocar em um estado mais alegre.
Se você mora em um espaço sem janela, uma boa alternativa é passar alguns minutos do dia ao ar livre para melhorar seu humor.
Confundir lazer e trabalho
Trabalhar e relaxar no mesmo espaço pode fazer com que você se sinta estressado. Ao criar uma área separada onde você trabalha e outra para descansar, você não está apenas limitando uma separação física, mas uma separação mental dos dois.
Para quem vive em ambientes menores, pequenos detalhes também fazer a diferença. Trocar a cadeira de trabalho por uma poltrona confortável, para as horas de relaxamento, podem fazer uma grande diferença.
Objetos velhos ou móveis desgastados
Quando estamos rodeados por coisas que não nos parecem convidativas ou calmantes, ou causam algum tipo de incômodo visual, tendemos a passar muito menos tempo nesse espaço. Se o sofá da sua sala for velho ou sujo, você pode não se sentir tão relaxado para descansar após um longo dia de trabalho.
Sons domésticos
Além de pontos visuais e do tato, os sons podem causar efeitos negativos na saúde mental. Televisão muito alta e músicas agitadas são fatores com grande potencial para causar distrações e incômodos. Contudo, nem todo barulho é desagradável ou estressante. Preste atenção em como você se sente quando escuta certos tipos de ruído. Se o noticiário te deixa nervoso, experimente trocar o canal para um clipe de música relaxante.