6 dicas infalíveis para aliviar o estresse causado pela pandemia
Médica ensina exercícios fáceis e eficazes para controlar os nervos
atualizado
Compartilhar notícia
É pouco provável que você não tenha se sentido estressado ao menos uma vez no último ano. Além de preocupações cotidianas, como família, finanças, trabalho e saúde, por exemplo, o contexto de pandemia trouxe problemáticas ainda maiores e a frequente sensação de pânico tornou-se um gatilho para condições como depressão, estresse e ansiedade.
“Pela situação da Covid-19 percebemos diferentes formas de experienciar o estresse: home office, crianças em casa, medo de adoecer ou ver entes queridos doentes, além do próprio medo de morrer devido à doença”, pontua a médica integrativa Cristiane Chaves.
Mas essa sensação, embora desconfortável, pode ser explicada pela ciência. Segundo a especialista, o estresse é uma resposta fisiológica do nosso corpo e que existe para fornecer a ele o que é necessário, respondendo a estímulos do ambiente.
Um exemplo citado pela médica é a nossa reação ao ouvir um estrondo. “Se você escutar um som muito alto e súbito, no mesmo momento, o seu coração irá acelerar e seus brônquios e pupilas vão se dilatar, preparando seu corpo para ação em decorrência ao estímulo”, exemplifica.
Continue lendo no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.