5 dicas para reduzir o colesterol ruim e ter uma vida mais saudável
Fuja desse mau com as orientações do nutrólogo e cardiologista Juliano Burckhardt
atualizado
Compartilhar notícia
Normalmente, ouvimos a expressão “colesterol alto” e já associamos a algo ruim, mas nem sempre é assim. Antes de tudo, precisamos entender que o colesterol nada mais é do que uma gordura produzida pelo organismo e que há dois tipos: o LDL, conhecido como “mau”, e o HDL, considerado “bom”.
Portanto, quando se fala em reduzir esses níveis, a parte em questão é o LDL. A busca pela diminuição desses níveis acontece devido aos prejuízos que seu excesso pode causar à saúde. “Ele pode gerar o acúmulo de placas de gordura nas artérias, impedindo ou dificultando a passagem do sangue. Combinado ao alto nível de açúcar, aumenta o perfil inflamatório no organismo e leva ao AVC ou infarto”, explica o médico nutrólogo e cardiologista Juliano Burckhardt.
Confira cinco dicas para reduzir o colesterol ruim e, consequentemente, dar um up na saúde!
Inclua fibras na alimentação
De acordo com o cardiologista, o consumo de fibras solúveis auxilia diretamente no controle do colesterol, pois elas formam um gel que, no intestino delgado, é capaz de alterar a absorção das gorduras pelo organismo. Sendo assim, o risco de cardiopatias são reduzidos.
Leia mais no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.