5 coisas que você precisa saber sobre o diabetes
No Dia Mundial do Diabetes, neste sábado 14/11, especialistas alertam para o problema que afeta 165 mil brasilienses
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 165 mil pessoas têm diabetes no DF, de acordo com dados da Secretaria de Saúde. Esse número teve um aumento de 22%, nos últimos nove anos. Apesar dos altos índices, falta conscientização. Com a ajuda do endocrinologista Delmir Rodrigues, do Hospital Anchieta, elaboramos uma lista com cinco informações sobre o diabetes que todo mundo deve saber.
1. Sal em excesso também faz mal ao diabético
Que as pessoas com essa doença crônica não podem comer açúcar todo mundo sabe. O que muita gente esquece é que o sal pode fazer igualmente mal, pois a hipertensão pode ser uma complicação comum do diabetes.
2. O homem morre pela boca
Sem alimentação saudável, as chances de desenvolver uma doença crônica, especialmente o diabetes, aumentam. Toda vez que você escolhe um alimento industrializado, em lugar de um natural, como um suco de caixinha em lugar de uma fruta in natura, você está um passo mais próximo de adoecer — além de ser mais caro. “Alimentos industrializados, mesmo os diet, são cheios de sódio e aumentam as complicações do diabetes”, diz o endocrinologista Delmir Rodrigues.
3. É cada vez maior o número de amputações em decorrência do diabetes
Um dos riscos de ter diabetes e não se cuidar é ter de amputar algum membro do corpo. Isso ocorre porque a irrigação sanguínea fica prejudicada pelo excesso de açúcar e sódio no corpo. A falta de exercícios físicos somada à dieta hipercalórica se torna a receita de problemas. “Existe uma consciência coletiva que o diabetes é compreendido como questão de saúde pública, mas a consciência individual ainda não foi atingida. Está cada vez maior o número de amputações decorrentes do diabetes”. A retinopatia diabética, que pode causar cegueira, ocorre pelo mesmo motivo: problemas com irrigação sanguínea, causados pela má alimentação.
4. Criança também tem diabetes
“As pessoas acham que só o titio e o vovó vão sofrer de diabetes. Mas atendo cada vez mais crianças com o tipo 1 da doença em meu consultório. Pode ser resultado de uma predisposição genética ou do mau hábito alimentar. A ingestão de sal e açúcar, em qualquer quantidade, é contraindicada para crianças com menos de 1 ano”, explica Rodrigues.
5. Amamentar o bebê previne que ele tenha diabetes
“O aleitamento materno como forma de alimentação exclusiva, nos primeiros meses, diminui muito as chances da criança adoecer. O leite materno tem nutrientes importantes e é balanceado.”
- Serviço: medição gratuita de glicemia e pressão