4 técnicas para evitar desgaste físico e mental em voos longos
Um guia definitivo para sobreviver a longas horas dentro do avião
atualizado
Compartilhar notícia
Viajar é um dos grandes prazeres da vida, mas enfrentar longos voos pode ser estressante. Além da maioria das poltronas das aeronaves ser desconfortável, passar muitas horas nas alturas afeta a saúde física e mental.
Quem afirma é Vivian Wolff, especialista em desenvolvimento humano e mindfulness pelo Integrated Coaching Institute (ICI).
“Nossa energia e motivação atingem o nível mais baixo durante a segunda metade do voo, quando já nos alimentamos, assistimos a alguns filmes e ainda não conseguimos dormir”, explica a profissional.
Pensando no conforto de quem enfrentará horas de voo neste fim de ano, Vivian formulou técnicas simples para garantir o bem-estar. Confira:
- Levante-se do assento e apoie as mãos em uma das paredes do avião. Então, suba os calcanhares e estique os dedos dos pés. Faça esses movimentos enquanto balança o corpo para frente e para trás, focando toda a atenção nesse vai e vem. Repita cinco vezes. O exercício melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, evita a temida trombose;
- Fique de pé. Faça uma respiração profunda e coloque os braços esticados acima da cabeça, como se fosse tocar o teto do avião. Ao inspirar, estique um pouco mais o braço direito acima da cabeça, como se fosse colher uma fruta bem no alto de uma árvore. Exale e traga o braço de volta. Inale e faça o mesmo com o braço esquerdo, sempre com consciência e presença. Repita por cinco respirações. O alongamento relaxa a musculatura, ativa a circulação e melhora a postura;
- Lembre-se de respirar com consciência, levando sua atenção para o movimento do ar entrando e saindo do corpo. Chamar a atenção para isso regula a resposta ao estresse e melhora o humor;
- Antes de entrar no voo, baixe alguma meditação guiada no celular que te ajude a controlar a ansiedade. Assim, você não ficará tão focado na aterrissagem e conseguirá aproveitar o trajeto.