Verdade ou mito? Bebidas com colágeno são o segredo para pele bonita
Sucos, energéticos e até espumantes com colágeno invadem prateleiras de supermercados com promessa de revolucionar a pele. Será mesmo?
atualizado
Compartilhar notícia
Sucos, energéticos e até espumantes com colágeno invadem as prateleiras de supermercados com a promessa de revolucionar a pele. Mas, será que a premissa é verdadeira?
Antes de analisar a fundo as bebidas, é importante esclarecer o que é o colágeno. “O colágeno é a principal proteína estrutural da pele”, elucidou o dermatologista Joshua Zeichner em recente entrevista à Allure. Ou seja, quem deseja manter a pele firme e viçosa deve assegurar que os níveis dessa proteína estejam altos no organismo.
Para os leigos, logo, beber líquidos à base dessa substância é uma boa alternativa para rejuvenescer a cútis. Segundo especialistas, no entanto, a produção de colágeno pelo corpo não é tão simples quanto parece.
Beber colágeno rejuvenesce a pele?
Ainda não há evidências de que bebidas com colágeno rejuvenescem a pele. “Apesar da crença popular de que os suplementos de colágeno podem ajudar a fortalecer a cútis, temos poucos dados para realmente acreditar nisso”, disse Zeichner.
A nutricionista Keri Gans trouxe à tona, ainda, a noção equivocada de que, ao beber colágeno, ele vai instantaneamente embelezar o rosto. “[Colágeno] não sabe para onde ir no corpo”, desmentiu. Ele pode, por exemplo, simplesmente reforçar tendões, ossos e músculos.
Portanto, até que se prove o contrário, os especialistas acreditam que esse tipo de bebida não passa de marketing.
Os suplementos de colágeno são seguros?
A maioria dos suplementos de colágeno é segura, mas, se você busca resultados efetivos, o dermatologista Zeichner recomenda tratamentos mais assertivos. “Até que tenhamos mais dados, ainda recomendo tratamentos tradicionais de fortalecimento de colágeno, como o retinol tópico”, aconselhou.
Conclusão: embora o consumo de colágeno seja normalmente seguro, atualmente não há como saber se ele pode beneficiar a pele. É preciso aguardar até que evidências clínicas mais sólidas sejam conduzidas. Enquanto isso, converse com um dermatologista para descobrir a melhor estratégia de aumentar a produção da proteína no seu corpo.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia