metropoles.com

Veja seis dicas que podem auxiliar na prevenção da celulite

Saiba como uma vida saudável pode influenciar no aparecimento da celulite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem mostra três mulheres de costas, de bikini, mostrando a celulite - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra três mulheres de costas, de bikini, mostrando a celulite - Metrópoles - Foto: Getty Images

O cuidado com o cabelo e o rosto já faz parte da rotina diária de milhares de pessoas. O cuidado com o bumbum, no entanto, não tem o mesmo espaço. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fiocruz em 2020, mais da metade dos brasileiros não se exercitou durante o período pandêmico, o que pode refletir em glúteos flácidos e pouco hidratados.

Apesar do interesse da população brasileira por uma alimentação cada vez mais saudável, o número dos que buscam por hábitos que se enquadrem nesse quesito ainda é baixo: apenas 39% abdicam de refeições “mais gordurosas” para consumir algo saudável, de acordo com pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Todos esses fatores levam ao aparecimento dos temidos furinhos pelo corpo, principalmente no bumbum. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na prevenção da celulite.

Skincare

Pode parecer que não, mas uma rotina de cuidados específicos com o bumbum pode trazer resultados significativos para a área. A dica é tentar esfoliar os glúteos pelo menos uma vez por semana e, após isso, hidratar com um óleo ou creme para a região.

Beba água

A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo e também para a boa aparência da pele. Beba, no mínimo, dois litros de água por dia, pois além de eliminar as substâncias tóxicas através da urina, auxilia no metabolismo do corpo e ajuda na absorção dos nutrientes.

Alimentação saudável

A boa alimentação também tem relação direta com o aparecimento da celulite. O consumo exagerado de alimentos fritos e gordurosos são um dos principais responsáveis pelo seu aparecimento. O ideal é ter uma alimentação baseada em legumes, verduras e frutas, preferindo o consumo de alimentos naturais.

Pratique atividade física

Uma vida ativa traz diversos benefícios ao corpo humano. Além de dar mais disposição e evitar uma série e doenças cardíacas e respiratórias, a prática de atividades físicas melhora o sistema circulatório e auxilia no processo de queima de reservas de gordura.

Utilize meias de compressão graduada

O uso das meias de compressão graduada também diminuem o aparecimento das celulites. Elas auxiliam na melhora do fluxo sanguíneo, aprimorando também o retorno venoso e diminuindo a retenção de líquidos nas pernas.

Procedimentos estéticos

Para quem quer evitar esses furinhos, é possível passar por uma drenagem linfática, que elimina o excesso de líquido no corpo, bem como as toxinas que se acumulam entre as células de gordura. Caso as celulites já façam parte do seu corpo, é possível realizar alguns procedimentos estéticos que reduzem sua aparência. Veja alguns deles:

5 imagens
<b>Lipocavitação</b>: Envolve a aplicação de ondas ultrassônicas nas células
de gordura, que por sua vez são quebradas e entram na corrente sanguínea. Contudo, para que a gordura extra que foi implodida seja totalmente eliminada do organismo, deve-se fazer atividades físicas até 4 horas após o procedimento, pois é a única forma do sangue não realocar a gordura no próprio corpo, e eliminá-la. Os exercícios mais indicados são: bicicleta, natação e corrida na esteira
<b>Termoterapia</b>: Pode ser feito tanto com a aplicação de mantas térmicas, quanto com 
radiofrequência. No primeiro tratamento, a pele é higienizada e esfoliada para tirar camadas de
impurezas. Depois disso aplica-se um gel com enzimas para quebrar gordura e a área é envolvida com filme plástico para fazer uma oclusão (abafar).  Quanto maior a quantidade de gordura localizada na região da aplicação, maior a temperatura aplicada, para que o calor seja capaz de penetrar em todas as camadas
<b>Corrente russa</b>: O método tem como objetivo a tonificação muscular, que é fornecida através de um aparelho de eletroterapia, que produz por meio de ondas elétricas leves despolarizadas a contração muscular. O tempo do tratamento pode ser de até 60 minutos, sendo que o recomendável é que tenha no mínimo 20 minutos de duração e no máximo 40 min, para resultados satisfatórios.
Quem busca combater celulites pode optar pela radiofrequência, que promete aumentar a firmeza da pele e atenuar os indesejáveis "furinhos"
1 de 5

Endermologia: Chamada também de endermoterapia, é utilizada para eliminar celulite e gordura localizada, especialmente na barriga, pernas e braços. Consiste na realização de uma massagem vigorosa com um aparelho específico. Normalmente, os resultados surgem após 10 a 15 sessões de 30 minutos que devem ser realizadas duas vezes por semana

Reprodução/Istock
2 de 5

Lipocavitação: Envolve a aplicação de ondas ultrassônicas nas células de gordura, que por sua vez são quebradas e entram na corrente sanguínea. Contudo, para que a gordura extra que foi implodida seja totalmente eliminada do organismo, deve-se fazer atividades físicas até 4 horas após o procedimento, pois é a única forma do sangue não realocar a gordura no próprio corpo, e eliminá-la. Os exercícios mais indicados são: bicicleta, natação e corrida na esteira

Reprodução/Istock
3 de 5

Termoterapia: Pode ser feito tanto com a aplicação de mantas térmicas, quanto com radiofrequência. No primeiro tratamento, a pele é higienizada e esfoliada para tirar camadas de impurezas. Depois disso aplica-se um gel com enzimas para quebrar gordura e a área é envolvida com filme plástico para fazer uma oclusão (abafar). Quanto maior a quantidade de gordura localizada na região da aplicação, maior a temperatura aplicada, para que o calor seja capaz de penetrar em todas as camadas

Reprodução/Istock
4 de 5

Corrente russa: O método tem como objetivo a tonificação muscular, que é fornecida através de um aparelho de eletroterapia, que produz por meio de ondas elétricas leves despolarizadas a contração muscular. O tempo do tratamento pode ser de até 60 minutos, sendo que o recomendável é que tenha no mínimo 20 minutos de duração e no máximo 40 min, para resultados satisfatórios.

Reprodução/Istock
5 de 5

Quem busca combater celulites pode optar pela radiofrequência, que promete aumentar a firmeza da pele e atenuar os indesejáveis "furinhos"

Reprodução/Istock

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?