Veja os cuidados indicados para a pele durante o outono
Especialistas no cuidado da pele dão dicas de como mantê-la saudável nesse período marcado pelo tempo seco
atualizado
Compartilhar notícia
O outono já desembarcou, oficialmente, no Brasil! Em Brasília, a estação é marcada pelo clima seco e sem chuvas, mas com temperaturas mais amenas quando comparadas com o período de veraneio. Saiba como cuidar da pele da forma certa nesta época do ano.
É comum que o órgão que fica mais exposto às mudanças de clima, peça por cuidados específicos. “No outono a pele tende a ficar mais ressecada devido a aproximação do inverno”, explica a biomédica esteta Gabriela Silveira, proprietária da clínica Slim Santé.
“Com a umidade do ar mais baixa, há uma sensação de ressecamento da pele, que piora junto a outros hábitos, como banhos quentes”, ressalta a especialista.
Para evitar quaisquer prejuízos à pele, Gabriela Silveira e a esteticista Aline Morais, que atende pelo GetNinjas, dão dicas para manter a cútis bonita e saudável durante a estação. Confira:
Limpeza
De acordo com Aline, a limpeza adequada da pele é essencial para mantê-la saudável. A recomendação é, de preferência, por um sabonete específico para o seu tipo de pele. A higiene pode ser feita até duas vezes ao dia e se deve evitar água quente.
“Para uma opção mais prática e que faça uma limpeza suave e, ao mesmo tempo, profunda, uma ótima dica é utilizar água micelar com algodão”, indica a especialista.
Proteção
Faça chuva ou faça sol, a opinião dos especialistas é unânime quando o assunto é a proteção contra os raios solares: deve ser diária! Mesmo que não exista contato com o sol, o protetor solar cria uma barreira de proteção contra os raios UVA e UVB, que impede o surgimento de áreas escurecidas no rosto, evita o envelhecimento precoce e previne contra problemas mais sérios.
Esfoliação
A esfoliação também pode ser milagrosa. “A técnica remove as células mortas, desobstrui os poros e deixa a derme mais jovem”, explica Aline. Para que a técnica tenha o efeito desejado, é preciso apliquar o esfoliante na pele limpa e úmida, fazendo movimentos leves e circulares com a pontinha dos dedos até que o produto seque.
Peles oleosas podem fazer a esfoliação até duas vezes na semana; as secas, de 15 em 15 dias; e as normais e mistas uma única vez, a cada sete dias.
Cuide dos lábios
Além de um bom hidratante labial, a parte não dispensa uma esfoliação periódica. “O procedimento é indispensável para deixar os lábios livres de ressecamento e das desagradáveis “pelinhas” que comprometem o acabamento do batom”, esclarece Aline. De acordo com a esteticista, a técnica deve ser realizada a cada 15 dias.
Hidratação
Esse período do ano pode deixar a pele mais seca. Nesse caso, Gabriela recomenda investir em hidratantes mais “potentes” para manter a hidratação. Uma outra dica é usar máscaras faciais que sejam compatíveis com o seu tipo de pele.
Alimentação
Para ficar com uma boa aparência externa, é preciso dedicar atenção e esforço à alimentação. Além da comida, a ingestão de água também desenvolve importante papel na saúde da pele. A recomendação de especialistas é de beber, no mínimo, dois litros de água por dia.
“Ela [a alimentação] pode refletir diretamente na pele e piorar os quadros de irritação ou oleosidade”, explica Gabriela.