Veja cinco cuidados obrigatórios para pessoas com cabelo crespo
Em determinados momentos, pode parecer difícil cultivar o black power. Separamos cinco dicas para te ajudar
atualizado
Compartilhar notícia
Por ser naturalmente ressecado, o cabelo crespo, que tem a curvatura denominada tecnicamente como tipo 4, dividida nas categorias A, B e C, a depender do tipo de cacho, precisa ser constantemente hidratado. Afinal, quem não quer ter madeixas saudáveis e bem cuidadas?
Em alguns momentos, pode parecer difícil cultivar o black power. Por isso, separamos cinco dicas para te ajudar.
Atenção à lavagem
A hairstylist Amanda Marques, do centro de tratamento capilar Diva dos Cachos, recomenda lavar o cabelo crespo com água quente ou fria. Outra dica para as crespas é fazer a técnica de pré-poo, que consiste em passar creme ou óleo vegetal antes de fazer a lavagem com o shampoo. A técnica preserva a hidratação e a nutrição dos fios por mais tempo.
Siga um cronograma específico
De acordo com a expert, por o cabelo crespo ter a característica ressecada, ele requer mais etapas de nutrição e hidratação no cronograma.
“Umectação uma vez na semana ajuda a manter o alinhamento dos fios, bem como evita a formação de nós e pontas duplas”, indica.
Priorize produtos liberados
Os produtos liberados são aqueles que não possuem agentes prejudiciais aos fios, como sulfato, silicone, conservantes, parabenos e parafina. Amanda explica que, ao usar essas substâncias, elas se acumulam nas madeixas, podendo deixá-las com o aspecto opaco, ressecado e sem maciez.
Sendo assim, ao usar produtos que possuem uma base vegetal, você estará agredindo menos o cabelo e conservando o óleo natural produzido pelo couro cabeludo, preservando a nutrição, a maciez e a hidratação dos fios.
Cuidado ao pentear
Crespas, muita calma na hora de desembaraçar os fios, viu? Pentear o cabelo seco não é uma boa ideia! O indicado é que as madeixas estejam úmidas.
Para facilitar a missão, ainda vale recorrer a um creme de pentear e uma escova de madeira com dentes largos.
Proteja os fios na hora de dormir
Se seu cabelo tiver um comprimento que dê para prender, o melhor método para cuidar dele na hora de dormir é o famoso coque abacaxi, conquistado por meio de um rabo de cavalo alto na cabeça. Nesse momento, é bom ter em mãos um elástico grosso e todo revestido de tecido, para evitar que os fios se quebrem. Com essa técnica, as pontas ficarão para cima e não entrarão em atrito com o travesseiro.
Algumas pessoas costumam usar a touca de cetim. Porém, ela não é a melhor indicação para as crespas. O uso não é recomendado para pessoas que têm tendência à dermatite ou queda de cabelo, por exemplo. A peça abafa e aumenta o suor do couro cabeludo, podendo acentuar a inflamação e a queda.