Tudo o que você precisa saber sobre colágeno
Entenda os mitos e as verdades sobre a fibra que compõe cerca de um terço das proteínas do nosso corpo
atualizado
Compartilhar notícia
Essencial na formação de todos os tecidos do corpo humano, o colágeno é uma proteína filamentosa. Seu nome vem da palavra grega kolla – que significa “cola”. E isso não é coincidência: muitos especialistas comparam esse termo com a função principal do colágeno no organismo.
O colágeno está envolvido na formação de articulações, ossos, tendões, cabelos, unhas e pele e forma as paredes das veias, artérias e capilares. Suas moléculas compõem fibras de proteína longas que servem para manter as células do tecido unidas.
Com a idade, o organismo vai produzindo cada vez menos colágeno. Aos 20 anos, o corpo já começa a reduzir sua produção. Aos 25 anos, essa diminuição fica ainda mais nítida, pois é quando começam a aparecer as primeiras alterações relacionadas com a idade. Ou seja, a pele perde a elasticidade e a hidratação, surgem as primeiras rugas, os cabelos e as unhas crescem mais lentamente e a sua estrutura torna-se mais fina.
Depois de algum tempo, a falta de colágeno pode afetar a saúde dos ossos, articulações e vasos sanguíneos, o que leva ao desenvolvimento de várias doenças crônicas.
Confira no portal Fashion Bubbles, parceiro do Metrópoles, como o estresse pode afetar a produção do colágeno e uma lista de alimentos que auxiliam em sua produção.