Truque do TikTok com meia e vaselina promete deixar cabelos hidratados
A trend chamada hairslugging viralizou nas redes sociais. Será que a técnica é segura para os fios?
atualizado
Compartilhar notícia
Já virou rotina aderir a algumas trends que viralizam nas redes sociais. Seja de maquiagem, skincare ou cabelo, as dicas costumam prometer resultados milagrosos (o que explica o sucesso). Recentemente, um truque de beleza chamado hairslugging acumula milhares de visualizações na plataforma de vídeo.
A trend consiste em aplicar um óleo ou vaselina nos fios de cabelo à noite, envolvê-los com uma meia (de forma que o rabo de cavalo fique completamente dentro do acessório), e só tirar no dia seguinte. Mas será que a técnica faz bem aos fios?
@audreyvictoria_ Well I finally tried it 😂 #hairtok #hairslugging ♬ We Go Up – biggarbie
Em entrevista à Veja, Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB), explicou que o truque traz, sim, benefícios, principalmente garantindo a manutenção da umidade nos fios.
“O uso de óleo vegetal nos cabelos é benéficos: auxilia na reposição de lipídios, a ‘gordurinha boa’ que une as cutículas, melhorando seu alinhamento e consequentemente a reflexão da luz”, falou durante a entrevista.
Segundo ela, isso se manifesta em melhor maleabilidade, brilho e penteabilidade. “Já a vaselina auxilia na retenção da hidratação dos fios, melhora a lubrificação e reduz o atrito na hora de pentear, melhorando assim o frizz e disfarçando as pontas duplas”, comenta.
A trend serve para todos os tipos de cabelo e não há contraindicações. “Ela pode ser feita de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade de melhorar o sensorial e estética dos fios. Além da umectação, podemos associar de forma intercalada o uso de máscaras hidratantes. Assim, contemplamos todas as necessidades dos fios”, explica Jaqueline, que lembra que a técnica pode ser usada após a lavagem dos fios (e até mesmo sem lavá-los).