Três conselhos (fáceis) para deixar seu cabelo menos oleoso
Medidas simples, como usar óleo de rícino, podem ajudar a resolver o problema
atualizado
Compartilhar notícia
Quem tem o cabelo oleoso sabe a dificuldade que é cuidar dos fios. Embora o sebo proteja o couro de possíveis danos e de ressecamento, ele deixa um aspecto desagradável visualmente – algo que, teoricamente, exige lavagens praticamente diárias.
Um dos principais erros de quem tem esse tipo de madeixa é usar o produto errado. Um exemplo? Xampus muito fortes ou adstringentes. “Eles abrem a cutícula do cabelo, fazendo com que a água no interior do fio evapore, deixando-o seco”, explicou a dermatologista americana Charlotte Birnbaum em entrevista à revista Allure.
Veja alguns conselhos poderosos para resolver (ou minimizar) o problema:
Cuidado com o excesso de lavagens
O excesso de xampu é uma das grandes causas de cabelos constantemente oleosos. Se você tem a raiz mais seca, experimente lavar apenas três vezes na semana, ou quando fizer exercícios, uma vez que o suor detona os fios. Antes de aplicar o produto, caso ele seja muito denso, dilua em um pouco de água antes de colocar em contato com a cabeça.
“Usar os produtos certos ajudará a controlar a produção de óleo”, completa o cabeleireiro Erickson Arrunategui, de Nova York, à Allure. “Mude para um xampu normal que não contenha óleos embutidos.” Depois, aplique condicionador apenas nas pontas.
Xampu Wella
Óleo de rícino
A hairstylist de Los Angeles Justine Marjan acrescenta que aplicar óleo de rícino na raiz antes de dormir, de vez em quando, ajuda nessa questão.
“Parece pouco intuitivo, mas o óleo de rícino nutre os folículos capilares e combate a inflamação”, ensina.
Óleo de rícino
Sal marinho
Marjan ainda recomenda promover uma esfoliação com sal marinho, que também funciona para psoríase, a fim de livrar o cabelo do excesso de oleosidade de uma maneira mais natural.
Sal marinho francês
Se tudo isso não der certo, faça massagens regulares no couro cabeludo. “Isso não é apenas incrível para a circulação do couro cabeludo, mas também é uma ótima maneira de desestressar e se sentir bem”, encerra a expert.
De qualquer forma, não deixe de consultar um dermatologista, pois a oleosidade também pode ter a ver com problemas hormonais ou mesmo doenças genéticas.