Tratamento criado no DF promete acelerar queima de gordura e reduzir medidas
Fisioterapeuta desenvolveu o Método Mendoza em causa própria, com o uso de diversos aparelhos e até três massagistas agindo sobre o corpo simultaneamente
atualizado
Compartilhar notícia
Qual o limite na busca pelo corpo ideal? Se você não se importa que a experiência inclua certa dose de sofrimento físico, o Método Mendoza não deve ser descartado de antemão. Se o custo do tratamento também não for um problema, pronto. Você se encaixa no perfil de milhares de pessoas – dos 13 aos 90 anos – que já se submeteram ao procedimento estético criado pela fisioterapeuta peruana Gislayne Gil Santiago Mendoza.
Aos 29 anos, a empresária vê a agenda de suas duas clínicas – uma no Lago Sul e outra em Águas Claras – lotadas por pessoas em busca da promessa maior: o método acelera, segundo ela, em até 100 vezes o tempo mínimo para a perda de gordura e combate a celulite.
A fórmula foi desenvolvida em benefício próprio, segundo Gislayne. Há seis anos, a fisioterapeuta chegou aos 90 quilos e experimentou todos os métodos existentes à época. Nenhum deles, no entanto, produziu o resultado esperado. Era só gastar tempo e dinheiro.
Com domínio de causa, passou a estudar seu próprio caso e assim chegou ao Método Mendoza. “Tenho duas pós-graduações: uma em ortopedia e a outra em estética. Fiquei um ano estudando algo que funcionasse de verdade. Sei que funciona. Perdi 40 quilos”, diz ela. O método, diga-se, não objetiva a perda de peso, mas a de medidas. Gyslaine conta que conseguiu eliminar mais de 30 centímetros apenas no abdômen: passou de 115 para 80 centímetros, trocando roupas de manequim 46 por peças tamanho 38.
Em uma hora, os clientes se submetem a vários tratamentos. São no mínimo 10 sessões (o pacote custa R$ 1.500). A primeira semana – de detox – é intensiva. São cinco dias consecutivos de consulta. Na segunda semana, há três encontros. E, então, mais dois.
Para aumentar o fluxo sanguíneo e estimular a produção de colágeno, o primeiro tratamento é com o aparelho ultrassom, aplicado com um gelzinho sobre a pele. Então, é a vez da torturante endermologia. O tratamento dolorido utiliza um aparelho que funciona por sucção, quase como um aspirador em forma de copo, que repuxa a pele dos glúteos e serve para ajudar na quebra da gordura e para potencializar a massagem, aplicada por três profissionais simultaneamente. Os movimentos sincronizados reduzem a retenção de líquidos, ativam a circulação do sangue e atacam as áreas com celulite.
Depois do mix de tratamentos, o paciente é enrolado em uma manta aquecida, que elimina as toxinas, acelera o metabolismo e libera o líquido retido. Juntamente com a manta, o paciente se submete à corrente russa, um aparelho composto de vários eletrodos que devem ser posicionados na musculatura abdominal, região a ser tratada para diminuir a flacidez, melhorando o tônus muscular.
Acompanhamento
Trabalhar a parte psicológica do cliente também é importante para se chegar aos resultados esperados. A clínica oferece, para isso, um profissional com doutorado em Psicologia. A importância do coach é tanta que Gislayne sentiu a necessidade de encerrar as atividades do SPA da empresa para ampliar o número de salas próprias para o atendimento.
Hoje, com a técnica patenteada, realiza até 540 sessões por mês em cada uma das unidades. “Estamos trabalhando com lista de espera”, diz a fisioterapeuta.
Embora muitas pessoas consigam perder até 10 centímetros na região abdominal, a clínica não faz promessas, pois grande parte do sucesso do tratamento depende da disciplina do paciente. Gyslaine explica que a técnica não substitui uma boa alimentação e nem a atividade física. É importante que o paciente faça uma hora de exercícios diários, podendo ser até mesmo caminhada. É igualmente fundamental ingerir diariamente pelo menos 1 litro de água para cada 20 quilos do peso corporal.
Cuidados
O fisiologista Hildeamo Bonifacio Oliveira, professor doutor de Ciências da Saúde, recomenda que as pessoas interessadas no método passem antes por uma avaliação médica e que, havendo fatores de risco, sejam desencorajadas a testá-lo. “A quebra de células de gordura pelo ultrassom pode sobrecarregar o sistema linfático, os rins e o fígado”, alerta ele.
Outro ponto que Oliveira destaca é sobre o período de adaptação ao tratamento: “Sessões consecutivas podem não permitir ao organismo a recuperação necessária, podendo haver perda de massa magra e consequentemente de água (desidratação), lembrando que simplesmente tomar água não reidrata.”
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) foi procurado para comentar a eficácia do tratamento, mas alegou desconhecer o método e não quis se pronunciar.
Gyslaine reforça que as únicas contraindicações são para pessoas gripadas ou com qualquer infecção, trombose, câncer e que usem marcapasso.
Experiências
A empresária, Carol Hudson, 37 anos, já é cliente da clínica há quatro anos. “Gosto do estilo de massagem mais forte e eu brinco que ela (Gislayne) tira o culote com a unha, não tem comparação”, fala. Carol conta que já experimentou todos os aparelhos caros e novidades que chegam às clínicas de estética, mas em nenhum teve o resultado que tem hoje. “O mix é matador. Se a pessoa seguir direitinho, perde até 5 centímetros de quadril por semana”, relata.
A empresária já indicou o tratamento para várias amigas, que compartilham as fotos de antes e depois em um grupo no celular. Carol não se importa de sentir dor durante o procedimento, mas admite que algumas pessoas se incomodam com os roxos causados pela pressão da massagem.
Os homens representam 40% dos clientes da clínica. O fotógrafo Cesar Rebouças, 28 anos, é um deles. Ele conta que descobriu o método por meio de algumas amigas. Vendo os resultados obtidos por elas, se animou a testar. “Procurei a clínica querendo reduzir o culote, mas perdi medidas de uma forma geral. Já estou no meu quarto pacote”, comenta. César explica que, assim como qualquer outro método, o tratamento precisa ser complementado por boa alimentação, ingestão de muita água e exercícios. “É uma coisa continua e o principal é ter disciplina. Também tem a questão do dinheiro. Não dá pra jogar fora, tem de levar a sério.”
Gislayne conta que entre os pacientes há até ministros e globais. Em maio, a empresária passou uma semana no Rio de Janeiro preparando convidadas famosas para o casamento da Preta Gil.