metropoles.com

Técnica moderna de silicone permite retorno às atividades em até 24h

Cirurgiões revelam que, além de proporcionar recuperação rápida, novo procedimento é considerado mais seguro que o tradicional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
seio mulher silicone
1 de 1 seio mulher silicone - Foto: iStock

Muitas mulheres postergam ou até mesmo desistem de colocar silicone nos seios devido ao pós-operatório delicado da cirurgia, que obriga pacientes a ficarem ao menos 15 dias sem dirigir e erguer os braços.

Buscando tornar essa quinzena posterior ao procedimento um pouco menos limitante, uma nova técnica foi criada. Conhecida como prótese de mama de recuperação rápida, ela permite o retorno às atividades em menos de 24h. Resumindo, no dia seguinte à cirurgia, já é possível voltar a trabalhar, dirigir, lavar os próprios cabelos e até carregar 15kg sem quaisquer restrições.

O movimento de levantar os braços pode ser realizado ainda mais rapidamente, apenas alguns minutos após a intervenção.

“Batizada de Fast Track Recovery, a técnica foi desenvolvida pelo médico norte-americano John B. Tebbets no ano de 2002, mas só agora se popularizou no Brasil”, afirma o cirurgião plástico Cristian Haesbaert, da clínica Cplástica Brasília.

Segundo ele, o procedimento causa sangramento mínimo e menos trauma cirúrgico, dando mais autonomia às pacientes durante o processo de recuperação. “Isso graças à uma técnica refinada de implante, aliada a medicações anestésicas diferenciadas e fisioterapia desde o pós-operatório imediato”, explica.

A cirurgiã Milena Carvalho, da clínica Lapidat, revela que a intervenção segue 14 passos de segurança. O protocolo rígido, além de garantir ótimos resultados, evita complicações a longo prazo e até torna a técnica mais confiável que a tradicional.

“Esse tipo de implante, assim como o mais comum, pode ser realizado a partir dos 16 anos e, no geral, não tem grandes contraindicações”, informa a médica. Pessoas que já se submeteram a alguma plástica nos seios ou têm mamas muito flácidas, por exemplo, não são as mais indicadas para fazer o procedimento.

Apesar de proporcionar uma recuperação rápida e segura, a técnica não acelera o retorno da sensibilidade dos mamilos. “A cirurgia não traz nada de novo nesse sentido. A sensibilidade é um fator peculiar de cada paciente e varia muito de mulher para mulher”, elucida.

4 imagens
E novas técnicas têm surgido para modernizá-lo e tornar seu pós-operatório mais rápido
Segundo o cirurgião plástico Cristian Haesbaert, além de ser seguro e ter recuperação mais rápida, o novo procedimento deixa os seios mais firmes e estruturados que o tradicional
A primeira cirurgia de silicone foi realizada nos Estados Unidos, no início da década de 1960
1 de 4

O implante mamário é um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil

iStock
2 de 4

E novas técnicas têm surgido para modernizá-lo e tornar seu pós-operatório mais rápido

Foto: pascalgenest/Getty Images
3 de 4

Segundo o cirurgião plástico Cristian Haesbaert, além de ser seguro e ter recuperação mais rápida, o novo procedimento deixa os seios mais firmes e estruturados que o tradicional

Istock
4 de 4

A primeira cirurgia de silicone foi realizada nos Estados Unidos, no início da década de 1960

Reprodução

Por ser mais inovador e exigir mais habilidade do cirurgião, o procedimento é mais caro. Chega a custar o dobro que o convencional.

A duração das cirurgias é a mesma: 1h. A alta médica também é similar. Ambas costumam permitir que a paciente volte para casa dentro de 3h. As duas ainda são realizadas, na esmagadora maioria dos casos, através de uma incisão no sulco mamário, deixando uma pequena cicatriz.

Vale ressaltar que técnicas para aumentar os seios estão entre as mais procuradas no país — e seguem em ascensão. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), quando os números de implantes mamários de 2018 e 2016 são comparados, é possível notar um crescimento de 9,3%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?