metropoles.com

Sua axila está escura? Especialistas explicam causas e como tratar

Diversos fatores podem influenciar no escurecimento da região, como questões hormonais, o uso de desodorantes inadequados e a depilação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Plume Creative/Getty Images
axila
1 de 1 axila - Foto: Plume Creative/Getty Images

As famosas manchas nas axilas causam incômodo em muitas pessoas. Existem diversos fatores que podem influenciar no escurecimento da região. O Metrópoles conversou com especialistas e trouxe alguns fatos que você talvez não saiba, mas que podem ser responsáveis pelo escurecimento da sua axila. Além de algumas dicas e tratamentos para evitar as manchas.

Confira:

Possíveis causas

Depilação inadequada: a dermatologista Adriana Isaac, da clínica Bella Vita Estética Integrada, explica que a depilação a cera e com lâmina depilatória pode causar o escurecimento não só da axila como da virilha. “São áreas de dobras que, sofrendo traumas recorrentes (como o ato de puxas os pelos) podem hiperpigmentar, além de gerar foliculites (infecções ou inflamações nas raízes dos pelos) o que também escurece a região”.

4 imagens
Fatores emocionais têm influência no surgimento de manchas
O tipo de depilação têm relação com o escurecimento da região
A hidratação pé importante
1 de 4

Vale também se atentar a depilação

@veetusa/instagram/reprodução
2 de 4

Fatores emocionais têm influência no surgimento de manchas

Freepik
3 de 4

O tipo de depilação têm relação com o escurecimento da região

Getty Images
4 de 4

A hidratação pé importante

Plume Creative/Getty Images

Desodorantes e antitranspirantes: o dermatologista Erasmo Tokarski, da Clínica Dr. Erasmo Tokarski, elucida que a hiperpigmentação da área causada pelo desodorante não é comum, e vai depender da composição do produto. “Os antitranspirantes normalmente não escurecem as axilas, o que pode ocorrer é o escurecimento por sulfato de alumínio (substância presente em alguns desodorantes para reduzir a transpiração), mas acontece raramente”.

Adriana acrescenta que desodorantes podem escurecer se causarem alergia ou dermatites na área, promovendo uma hiperpigmentação. Por isso, é importante sempre estar atento ao sinais.

Fatores hormonais: os hormônios tem influência no surgimentos de manchas em várias regiões do corpo. Isaac explica como os da gravidez, por exemplo, podem afetar nesse sentido. “Eles levam ao escurecimento de vária áreas da mulher, como axilas, virilhas, linha alba (linha que divide a barriga ao meio passando pelo umbigo) e auréola, além da chance de melasma.

Sobrepeso: Erasmo esclarece que pessoas obesas têm uma quantidade maior de melanina nas axilas e também podem desenvolver o escurecimento.

Irritações na pele: “Pessoas que desenvolvem irritação na axila por outros fatores além da depilação também podem sofrer com o escurecimento da região. Além desses casos, existe um problema chamado Acantose Nigricans, que geram manchas escuras na pele e podem ocorrer na axila ou na virilha, a partir de uma alteração das supra-renais”, salientou Tokarski.

Tratamento

Em caso de escurecimento por depilação inadequada, Adriana orienta que se opte por depilação a laser. “Que já remove o folículo piloso por completo, evitando foliculites e ajudando a a clarear a região. Como o folículo do pelo tem melanina (pigmento escuro), uma vez removido a laser, a pele fica mais clara”, recomenda.

Para casos em que a hiperpigmentação da região acontece por irritação, Erasmo indica que o primeiro passo é cuidar da área afetada. “O tratamento inicial é o paciente tirar do local a irritação que está ocorrendo, seja uma dermatite ou feridas por conta da depilação. Essa ação, por si só, já pode melhorar significativamente o escurecimento”, alerta.

“Tratamentos para clarear vão desde cremes, loções tópicas e outras tecnologias de consultório, mesmo assim podem resultar em pouco clareamento, e necessitar de tratamento mais intenso com aplicações de peelings (ácidos mais concentrados), lasers, microagulhamento…”, explicou a dermatologista Adriana. Tokarski salienta que, para pessoas obesas, a perda de peso pode acarretar em melhoras para o quadro.

Receitas caseiras

Alguns métodos caseiros, como o uso do bicarbonato de sódio, limão, argilas, leite de magnésio, rosa mosqueta e até babosa, são comumente difundidos. Entretanto, ambos os dermatologistas alertam para o perigo de algumas receitinhas feitas em casa. “Na maioria das vezes, podem gerar dermatites, alergias, irritação, queimaduras ou nenhum efeito clareador sobre a pele”, comenta Adriana.

Erasmo complementa: “As receitas caseiras tendem a ser mais frágeis para combater o problema, mas algumas soluções podem ajudar a reverter o quadro de escurecimento. Leite de magnésio aplicado na região pode ser um aliado“. Mas, alerta: fuja de misturas com  limão. “Ao contrário do que se pensa, pode causar mais irritação e piorar o quadro de escurecimento”.

“O ideal é cuidar para que haja sempre a limpeza adequada, menos sudorese e quando houver pelos, tirá-los de uma forma que possa agredir a pele o mínimo possível”, conclui Tokarski.

 Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?